Rancharia

(18) 3265-1329

3 cuidados em confinamento de gado para aumentar o lucro

O confinamento de gado vem ganhando espaço entre os criadores que querem alavancar a produção diminuindo o tempo de engorda. Esse é o chamado sistema intensivo, em que os animais são colocados em uma área com cochos por onde recebem uma alimentação reforçada e direcionada para o objetivo pretendido. Tal método ajuda a potencializar o desenvolvimento dos animais, pois eles recebem todo o suporte alimentar e sanitário para atingirem o máximo da sua produção.

Apesar do crescimento, esse ainda não é o sistema de criação de gado predominante em nosso país, pois para alcançar resultados satisfatórios é preciso aplicar um capital alto e ter atenção a alguns detalhes que podem fazer a diferença entre a lucratividade e o prejuízo. O planejamento das etapas iniciais do confinamento de gado deve ser feito com a orientação de profissionais que entendem do assunto e por quem acompanhará de perto a criação.

Como o objetivo é proporcionar condições perfeitas para que o animal apresente sua capacidade máxima de produção, o criador precisa começar com a construção de uma estrutura específica, bem preparada, funcional e deve contar com funcionários para fornecer e monitorar a alimentação dos animais.

Tudo isso demanda um investimento alto e, por isso, não existe o menor espaço para prejuízos. Dessa forma, o melhor para evitar qualquer descompasso na produção é ficando de olho em alguns cuidados fundamentais que devem ser regra em uma fazenda de gado confinado.

Cuidados em confinamento de gado

Além de criar uma estrutura que seja eficiente para atender às necessidades do gado e facilitar o trabalho dos funcionários, é essencial cuidar da saúde, da alimentação e do bem-estar dos bovinos. Para não deixar nada passar, preste atenção em nossas dicas.

Prevenir doenças em gado: cuide de vacinar e vermifugar os animais. Também é fundamental contar com o acompanhamento de um veterinário e ter uma pequena farmácia veterinária na fazenda com os medicamentos básicos para primeiros cuidados em caso de necessidade.

Respeite a quantidade de gado por espaço disponível: o confinamento de gado é um sistema em existe maior concentração de animais por espaço, mas deve-se ter o cuidado de não promover uma saturação que prejudique o desenvolvimento desses animais. A lotação pode causar estresse, que retarda a produção e não é interessante para os rendimentos da fazenda.

Conforto dos animais: os bovinos devem contar com um ambiente favorável para se desenvolverem – ou seja, cuide para oferecer um espaço com sombra, boa compactação do solo para evitar lama e acesso fácil à água, que deve ser limpa e estar disponível durante todo o dia.