Rancharia

(18) 3265-1329

Boi nelore para engorda

O boi nelore é uma raça zebuína que se adaptou perfeitamente ao clima tropical brasileiro e apresenta excelentes resultados para a produção de carne. Estes são os principais motivos que fizeram com que esta raça fosse adotada pela grande maioria de criadores de gado de corte. O boi nelore para engorda possui algumas características que indicam sua capacidade produtiva e isso vai muito além da sua estrutura corporal, estão diretamente ligadas a sua origem.

A origem de um boi nelore tem a ver com a pureza racial. Quanto mais puro é um animal, mais ele tem conservadas suas características produtivas que fazem a raça ser reconhecida. Quem busca o aumento da qualidade e produtividade do seu rebanho, investe incansavelmente em melhoramento genético, pois sabe o valor deste processo.

Além de aumentar seu potencial produtivo, as matrizes nelore melhoradas repassam suas características aos descendentes. Uma das características resultantes do melhoramento genético que são valorizados boi nelore para engorda é a precocidade que fazem com que os animais produzam mais em menos tempo.

Animais precoces atingem a maturidade sexual mais rapidamente, sendo que no caso de fêmeas são encaminhadas para reprodução e os machos são esterilizados para ganharem peso e produzirem carne.

Cuidados com boi nelore para engorda

A cadeia produtiva do boi nelore envolve uma série de cuidados. Como já destacamos o principal se dá com a genética animal, mas existem outros que devem ser aplicados e avaliados continuamente para constatação de resultados ou necessidade de possíveis mudanças.

O manejo sanitário deve receber uma atenção especial, pois o animal que vive em ambientes não preparados para eles podem correr o risco de desenvolver infecções, parasitas e outros tipos de doenças que impedem o ganho de peso. Este cuidado é essencial em casos de criação em sistema intensivo, em que os bovinos são confinados em um espaço pequeno.

O manejo nutricional também é importantíssimo, pois será o responsável por atender as necessidades nutricionais do boi nelore e fornecerá todos os nutrientes e vitaminas essenciais para a engorda de gado.

O manejo reprodutivo correto também é fundamental, pois irá identificar a fase certa para castração e reprodução.