Rancharia

(18) 3265-1329

Bovinos de leite: cuidados com alimentação animal

O rebanho bovino que proporciona um bom retorno financeiro para a fazenda é sempre resultado de uma junção de fatores. Entre eles podemos destacar: os cuidados com a genética animal, reprodutores bovinos com genética superior, cuidados com o manejo adequado do gado e com a alimentação animal. No caso da nutrição para os bovinos de leite, um dos objetivos é o aumento da produtividade leiteira e isso está diretamente ligado à qualidade do alimento oferecido ao gado.

Existem alguns tipos de manejo e a escolha do mais indicado para o rebanho faz toda a diferença no alcance de resultados. A pecuária intensiva é mais aplicada na criação de bovinos de leite, pois pode-se investir em uma alimentação animal mais controlada no que diz respeito a oferta de nutrientes. Além disso, a necessidade de muito espaço e dependência de condições climáticas favoráveis não existe, visto que o rebanho bovino é criado por meio do confinamento.

A alimentação animal do bovino de leite deve ser rica em minerais e vitaminas, por isso é importante o incremento de alguns concentrados. As vacas em lactação devem receber uma nutrição específica que leva em consideração uma série de fatores como o estágio da lactação, idade do animal e nível de produção.

Além, de aumentar a produção leiteira, a qualidade do leite também é um fator importante. Para garantir o desenvolvimento do seu rebanho de bovinos de leite, é preciso investir em uma raça de gado leiteiro que tenha a produção de leite como ponto forte. Na Fazenda Sant’Anna, você encontra as melhores matrizes de gado da Gir que é reconhecido pela força na produção leiteira.