Rancharia

(18) 3265-1329

Como criar gado de corte

A pecuária de corte é considerada uma atividade de alto potencial lucrativo e tem grande espaço para desenvolvimento no Brasil. São muitos pontos positivos que contribuem para o sucesso da criação de gado de corte em território nacional, entre eles podemos destacar a riqueza de área para a pecuária extensiva e avanços no melhoramento genético das raças de gado de corte.

Dicas: como criar gado de corte

Se você está dando os primeiros passos nesta atividade e quer entender melhor como criar gado de corte, vamos dar falar de algumas questões importantes que devem ser consideradas e estudadas neste tipo de atividade.

A criação de gado de corte envolve uma série de cuidados e questões importantes que deve ser avaliadas pelo criador. A escolha do tipo de manejo de gado é uma decisão importante, pois se trata do tipo de nutrição do gado de corte. Existem algumas opções de manejo, como por exemplo, o confinamento de gado de corte, que consiste na concentração de mais animais e menos espaço com a oferta de uma alimentação balanceada em cochos; e tem a pecuária extensiva que é conhecida pela criação de gado solto no pasto.

No caso desta segunda opção, é importante considerar que o animal precisa que a sua nutrição seja complementada com sais minerais e os resultados podem levar mais tempo para aparecer se comparado com o confinamento de gado.

Outro ponto que deve ser considerado é o investimento em gado com qualidade racial. O melhoramento genético é visto como uma necessidade básica para o crescimento dos índices produtivos. Para iniciar um rebanho bovino com genética superior, aconselhamos que invista em um bom touro reprodutor de uma raça que apresente bom desempenho para a produção de carne, como o gado Nelore e Brahman.

É importante lembrar que o acompanhamento de um médico veterinário é essencial para que o rebanho se desenvolva de forma saudável.