Rancharia

(18) 3265-1329

Como escolher o melhor tipo de pastagem para criação de gado

A escolha do tipo de pastagem para criação de gado deve ser criteriosa, pois ela influenciará diretamente no ganho de peso do animal. As forrageiras são a base da alimentação do gado criado pelo sistema extensivo em pasto e, por isso, deve suprir as necessidades nutricionais dos bovinos. Para eleger o tipo de pastagem ideal, você precisa considerar uma série de fatores – como região, clima, características da terra e objetivo da criação. 

Atenção ao clima indicado para cada tipo de pastagem 

Muitos criadores se esquecem que o clima da região é um determinante para a escolha da forrageira; afinal, existem algumas espécies que não apresentam bom desenvolvimento em determinadas condições climáticas. Dessa forma você pode acabar tendo que lidar com prejuízos e falta de alimento suficiente para o gado. Para evitar todo esse transtorno é fundamental buscar informações sobre a forrageira que se pretende plantar, tendo atenção à necessidade de chuvas, resistência ao sol e a altas temperaturas. 

Faça uma análise do solo

No que diz respeito à terra, é importante que você considere o tipo de terreno. E se não for adequado, pode investir na preparação da terra para a plantação. Também é fundamental fazer uma análise do solo. Muitas vezes o solo é pobre e possui deficiência de certos nutrientes importantes para o desenvolvimento da pastagem. Um estudo sobre as características do solo irá sinalizar os cuidados necessários. 

Considere o tipo de criação de gado

O tipo de criação de gado também pode influenciar na escolha da forrageira. Algumas criações podem se beneficiar mais de algumas pastagens, por isso é recomendado que você entenda o desenvolvimento dos animais e saiba oferecer exatamente o que eles precisam. No caso do gado de corte, você deve buscar uma forrageira boa para estimular o ganho de peso; e para as vacas de leite é importante oferecer um alimento específico para aumento da qualidade e do volume do leite.