Rancharia

(18) 3265-1329

Como escolher o melhor touro reprodutor?

Ainda existem muitos criadores que não dão atenção à escolha do melhor touro reprodutor, o que é um erro grave. A seleção de animais para o manejo reprodutivo é um cuidado importante do melhoramento genético, que é o grande responsável pelo alto padrão racial alcançado pelo rebanho brasileiro.

Além disso, a produtividade dos animais está diretamente relacionada com a pureza racial do gado. Ou seja, quanto mais se investe no aprimoramento genético, maior o retorno financeiro.

A escolha do touro reprodutor deve se basear em uma série questões técnicas relacionadas ao objetivo da criação, tipo de manejo, características produtivas dos animais e raça. O investimento em um boi reprodutor de alto padrão será importante para elevar a qualidade genética da fazenda, já que os descendentes herdarão suas principais características produtivas.

Cuidados para escolher um touro reprodutor

A escolha de um touro reprodutor não pode ser se basear apenas nos aspectos físicos do animal, pois o gado pode apresentar uma carcaça bem-desenvolvida visualmente – que é resultado de uma alimentação balanceada e não de uma genética evoluída. Com isso, os descendentes não herdam a capacidade produtiva e não acontece o aprimoramento da raça.

Para fazer a seleção de um touro é fundamental exigir as avaliações genética e de produção. A ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) desenvolve um programa de melhoramento genético de zebuínos (PMGZ) que faz avaliação dos animais quanto às características genéticas e a capacidade produtiva. Com isso, é mais seguro adquirir animais avaliados pela ABCZ e garantir a evolução do seu rebanho.

Onde comprar o melhor touro reprodutor

Para contar com o alto padrão racial de touros reprodutores em sua fazenda, fique de olho na agenda de leilões da Fazenda Sant’Anna. Além disso, você também pode investir na inseminação artificial com sêmen dos reprodutores mais premiados da fazenda. O rebanho é resultado de um processo contínuo de melhoramento genético e faz parte do PMGZ.