Rancharia

(18) 3265-1329

Como fazer a redução de custos em uma fazenda de gado

A redução de custos é, geralmente, um dos fatores que contribuem para o aumento da lucratividade em uma fazenda de gado. Mas, para promover isso é preciso ter muito conhecimento sobre toda a dinâmica da criação; ou seja, saiba reconhecer quais as necessidades e carências do negócio para promover mudanças eficientes que não prejudiquem a fazenda.

A administração de uma fazenda exige conhecimentos específicos e experiência. Mudar o funcionamento do local sem conhecer a fundo a alimentação dos animais, gastos com a manutenção do pasto e cuidados com o manejo sanitário, pode ser um desastre para a produção. Por isso, recomendamos muita cautela e estudo antes de qualquer manobra que possa interferir andamento da criação.

Dicas para reduzir custos sem prejudicar produção

O primeiro passo para começar o processo de redução de gastos é conhecer o custo de produção. Parece absurdo, mas é comum que em alguns casos o criador não saiba qual o valor final de gastos com o rebanho e, assim, também não consiga determinar seu lucro.

Levante os custos de produção

Se esse é o seu caso, antes de pensar em reduzir os gastos é importante organizar os custos de produção. Coloque tudo em planilhas, organizando de forma prática, que facilite sua análise e manipulação. Esse cuidado lhe ajudará a ter um controle sobre toda a movimentação financeira da fazenda e, assim, poderá ter uma visão ampla sobre o que pode ou não ser reduzido.

O ideal é fazer um comparativo mensal sobre os gastos para não perder o controle. E é importante destacar que não importa a sua fazenda é grande ou pequena, a organização de gastos e lucros é fundamental.

Planejar a compra de insumos

Planejar a compra de insumos pode ajudar você a ter uma economia considerável. Sabemos que existem épocas do ano em que os insumos têm uma queda no preço e são esses momentos que se deve aproveitar. Mas, para isso precisa contar com um planejamento bem-ajustado.

Considere que, comprando em maior quantidade, pode conseguir descontos. Assim, procure parceiros para fazer uma compra conjunta. E, claro, nunca deixe de lado a pesquisa de preços, que é essencial.

Reduza o desperdício

Existem alguns custos na fazenda que podem ser reduzidos sem prejuízos para a produção, como a energia elétrica. Para isso, é importante investir na manutenção das instalações elétricas, mudança de hábitos dos funcionários, incentivar o uso de luz natural e, em alguns casos, vale até comprar equipamentos mais econômicos.