Rancharia

(18) 3265-1329

Como funciona o semiconfinamento de gado de corte

A criação de gado está sempre em busca de mecanismos que proporcionem uma produção de qualidade em um período cada vez mais reduzido. A escolha do manejo nutricional está diretamente ligada ao volume de produção, sendo o confinamento de gado um dos melhores sistemas para quem busca ganho de peso dos animais. Entretanto, o gado confinado gera um custo muito maior para o criador e, por isso, sua aplicação depende de um planejamento financeiro cauteloso.

Muitas vezes, o sistema de semiconfinamento pode ser uma alternativa interessante para fazer a terminação do gado de corte. Neste tipo de criação, o animal criado por meio do sistema extensivo, – ou seja, solto em pasto – recebe como reforço um concentrado que é oferecido em cochos.

Aplica-se o semiconfinamento de gado para diferentes situações. Uma das mais comuns é a  terminação de animais na pecuária de corte. Com este método, o ganho de peso acontece mais rapidamente e o criador não precisa de um grande investimento em estrutura e mão de obra para acompanhamento integral do gado. O concentrado oferecido pode seguir os mesmo princípios da dieta de gado confinado.

O sistema semi-intensivo de criação de gado também é usado em períodos em que o clima não contribui para crescimento de uma qualidade da pastagem, e então se opta por um complemento alimentar com a introdução de concentrado. Para estes casos é fundamental balancear para o animal não ter nenhum tipo de carência nutricional e o criador não ter prejuízos com uma possível interrupção no processo de ganho de peso.

Concentrado para confinamento de gado de corte

O balanceamento adequado da alimentação de gado de corte é um fator essencial para que os criadores tenham um resultado satisfatório. Sendo assim, a quantidade de concentrado deve ser dosada conforme a necessidade do rebanho de gado; ou seja, deve-se considerar a qualidade e o tipo de forragem disponível para o gado, objetivos da criação e valor do concentrado.

É importante que se tenha a orientação de um veterinário especialista neste assunto para que a alimentação do gado em sistema semi-intensivo apresente ganhos de peso satisfatórios.

Fatores que influenciam no ganho de peso em semiconfinamento de gado de corte

Além da alimentação, o semiconfinamento exige cuidados com manejo sanitário adequado, manejo reprodutivo e cuidados com o aprimoramento genético das cabeças. A seleção de animais com genética superior faz toda a diferença no processo de engorda e, por isso, a compra de bovinos com carcaças diferenciadas e alto potencial produtivo é extremamente importante.

A Fazenda Sant’Anna trabalha o melhoramento genético de gado e pode oferecer o melhor para aprimorar o seu rebanho. Se não quiser perder nenhuma novidade, fique de olho na agenda de leilões