Rancharia

(18) 3265-1329

Como planejar a estação de monta?

Diferentemente da inseminação artificial em bovinos, a estação de monta é o período determinado para expor as matrizes ao acasalamento com o reprodutor bovino para que, em um curto período de tempo, tenha o máximo de gestações. Com isso, a administração rural consegue definir estrategicamente e concentrar as atividades da fazenda relacionadas ao manejo de reprodução de bovinos, como cuidados nos últimos dias de gestação, concentração de nascimentos, estratégias de vacinação do gado, vermifugação e desmame do bezerro.

Qual a melhor época para a monta?

Antes de decidir qual será a época da estação de monta, deve-se saber que a matriz só entrará no cio para ser coberta em períodos de maior abundância de alimentos, já que uma boa nutrição é o fator crucial para bons índices de fertilidade. Para as fazendas que estão iniciando a reprodução de bovinos, o recomendado é que a estação inicial seja de cinco a seis meses. Com o tempo, pode-se reduzir anualmente de 15 a 20 dias, até chegar na média de três a quatro meses de estação de monta, sendo esse o período ideal para o manejo reprodutivo de bovinos.

Qual a média de reprodução bovina?

Tendo uma gestação que dura entre 280 e 290 dias, o mais indicado é que a matriz produza um bezerro por ano – sendo que, para isso ocorrer, é necessário que ela esteja prenhe em até três meses depois do parto. Mas isso não é um problema, já que elas tendem a se restabelecer após 40 dias do parto, principalmente com boa condição corporal.

E quando a parição deve acontecer?

No período de transição da seca para as águas, pois é quando se tem baixa incidência de doenças e parasitas. Outra vantagem dessa época é a baixa umidade no ambiente e o rebrote de capim, que fornecerá os melhores nutrientes para o desenvolvimento dos bezerros. Com isso, a estação de monta pode ser calculada contando desse período para trás, levando em consideração o tempo de gestação e do acasalamento.