Rancharia

(18) 3265-1329

Como preparar cochos para confinamento

A criação de gado é uma atividade em constante processo de renovação e não se para de investir em novas técnicas de manejo, sempre buscando resultados ainda melhores. Os criadores que investem no confinamento de gado para engorda ou produção de leite não se arrependem, pois o desenvolvimento dos animais passa a ser mais controlado e o ritmo de produção, mais rápido.

A grande questão que deve ser pensada antes da adoção deste tipo de sistema intensivo é a necessidade de uma estrutura que precisa ser planejada cuidadosamente para que seja funcional, facilite o trabalho de alimentação do gado e permita que os bovinos tenham conforto.

No confinamento de gado, o criador consegue ter mais controle sobre os custos e ganho de peso dos animais, mas para isso é fundamental ter organização e conhecer as necessidades da produção. Por isso, se pretende investir na criação de gado confinado, pode contar conosco e preste atenção em nossas dicas de como preparar cochos para confinamento.

Tamanho do cocho para confinamento

Saber qual o tamanho ideal para o cocho é um item importante, pois ajudará a facilitar a alimentação. Para acertar no dimensionamento, você deve considerar qual o tipo de alimento que oferecerá, se ração e volumoso juntos ou separadamente. No caso de serem juntos, deve investir em cochos maiores que tenham capacidade para comportar todo o alimento e dê conforto ao animal para comer.

Material do cocho para confinamento

Existem diferentes possibilidades para o material dos cochos, sendo importante que considere a durabilidade, a higiene e a segurança que cada tipo oferece ao seu rebanho. Você pode optar entre concreto, tijolos e cimento, fibra de vidro, madeira e também de plástico.

Estrutura em torno do cochos

A instalação dos cochos deve ser pensada para facilitar o trabalho de alimentação e também oferecer fácil acesso para o gado. A primeira questão é a escolha do terreno em que será feita a construção do curral – dependendo da inclinação é importante que se pense em uma estrutura apropriada para evitar erosão e acúmulo de água nos cochos.