Rancharia

(18) 3265-1329

Confinamento de gado: cuidados com a alimentação

A criação de gado de corte é uma atividade que tem como base o ganho de peso saudável de um rebanho para a produção de carne de qualidade. Para que os animais alcancem o padrão ideal de abate, são necessários cuidados que vão desde a escolha da raça utilizada até o balanceamento da alimentação do gado. No Brasil, é grande o desenvolvimento da pecuária de corte por meio do sistema extensivo, mas devido aos bons resultados econômicos, o confinamento de gado vem ganhando espaço.

Entende-se o confinamento de gado como pecuária intensiva, em que são empregadas técnicas específicas de manejo nutricional, sanitário e reprodutivo. Neste sistema, os animais são colocados em currais e recebem uma alimentação balanceada visando a aceleração da engorda. Esta nutrição controlada ajuda o gado a se desenvolver mais rapidamente e produzir mais carne em menos tempo.

Como deve ser a alimentação do gado confinado

A alimentação do gado confinado deve ser rigorosamente controlada e desenvolvida com base nas necessidades do bovino e nos objetivos do produtor. Além de saber balancear os ingredientes da ração, é fundamental conhecer a origem e a qualidade do alimento que oferece, pois este fator está diretamente ligado à eficiência do sistema.

Estima-se que a alimentação do gado confinado represente cerca de 70% do custo do animal e é um dos principais influenciadores no resultado final da criação, por isso merece muita atenção. O farelo de soja e milho são considerados ingredientes base da ração; pois, se balanceados adequadamente, proporcionam resultados satisfatórios.

Também faz parte do manejo nutricional a frequência e horários para a oferta de ração. É importante que se estabeleça uma rotina alimentar para que o alimento ganhe mais eficiência no metabolismo do gado e resulte no ganho de peso mais rápido. 

Os cuidados com os currais e manejo também influenciam no ganho de peso do gado, por isso é importante que sejam vistoriados diariamente e os problemas resolvidos. O bem-estar dos bovinos faz parte dos itens mais importante para seu desenvolvimento e para o resultado do pecuarista.