Rancharia

(18) 3265-1329

Confinamento de gado leiteiro

O confinamento de gado leiteiro pode ser uma boa alternativa para quem quer aumentar a produção. Nesse tipo de criação, os animais são confinados em um espaço menor que o disponível para animais criados em pasto, e assim o manejo nutricional e o sanitário podem ser feitos de forma mais próxima e específica, o que ajuda a estimular a produção.

As vacas leiteiras são alimentadas em cochos com algum tipo de volumoso, como cana-de-açúcar, silagem ou outro, e ainda recebe a suplementação de um concentrado. Essa alimentação é completa, balanceada e desenvolvida especialmente para estimular a produção de leite. A pecuária intensiva ajuda o criador a ter um retorno mais rápido, mas por outro lado o custo de produção é mais elevado e, por isso, muitos criadores preferem o sistema extensivo.

Estrutura para confinamento de gado leiteiro

O confinamento de gado de leite exige uma estrutura funcional que facilite o trabalho dos funcionários durante a alimentação, a ordenha e o acompanhamento dos animais. Ao planejar essa estrutura, também é importante pensar na manutenção do espaço como a facilidade para fazer a limpeza, possíveis consertos e outras intervenções que devem ser realizadas sem causar estresse às vacas.

Além da estrutura dos cochos, é preciso investir em tecnologia – principalmente na área de ordenha, que deve ser equipada com máquinas modernas e tanques refrigerados para armazenamento do leite. É fundamental contar com equipe capacitada que tenha todos os cuidados com higiene durante o processo de ordenha e depois, com a limpeza do local.

É recomendado que essa estrutura seja próxima aos cochos para que as vacas não se esforcem muito.

Quando o confinamento de gado de leite é indicado

Em função do alto custo de produção no sistema intensivo, é importante saber analisar quando esse gasto vale a pena, pois em alguns casos os altos investimentos em estrutura podem não ser compensados pela produção. Isso acontece, pois os bons resultados na pecuária de leite estão associados a uma série de questões, sendo uma das principais a genética dos animais.

Por isso, se o seu rebanho conta com vacas com genética superior, que tenham suas características produtivas bem-desenvolvidas, não é viável o investimento apenas na estrutura – você precisa começar pela aprimoramento racial em sua fazenda.

Para adquirir animais que ajudem a melhorar o desempenho produtivo em sua fazenda, você pode acompanhar a agenda de leilões da Fazenda Sant’Anna, que sempre coloca à venda bovinos com genética superior.