Rancharia

(18) 3265-1329

Criação de bezerros para engorda

A pecuária de corte tem como principal objetivo a engorda e a produção de carne, sendo importante que os cuidados comecem logo cedo; por isso, a criação de bezerros merece uma atenção especial no seu rebanho. Saber administrar a nutrição adequada e aplicar as melhores técnicas de manejo ajuda a alcançar resultados de sucesso que agreguem qualidade e lucratividade à fazenda.

A precocidade animal é uma das características mais valorizadas em bezerros de corte, pois sinaliza que estarão prontos para abate em um tempo menor que o esperado. Ao atingirem a maturidade sexual antes do que se espera, pode-se esperar um lucro maior, pois diminui-se o tempo de manutenção e aumenta a qualidade da carne para comercialização.

Os bezerros que passam pela puberdade precoce são fruto do melhoramento genético e de um trabalho cuidadoso de manejo reprodutivo, nutricional e sanitário. O conjunto das ações deve ser acompanhado e orientado por uma equipe especializada, que darão todo o apoio para o desenvolvimento do rebanho.

Importância do melhoramento genético para a criação de bezerros

O processo de melhoramento genético é uma exigência para propriedades que buscam evoluir o padrão racial do rebanho e desenvolver as características produtivas do rebanho. Esse cuidado é fundamental para ter uma produção maior em menos tempo e com mais qualidade.

O nível competitivo da pecuária de corte cresce a cada dia, sendo que o melhoramento genético é um dos principais responsáveis. O processo começa com a seleção de matrizes e reprodutores que precisam ter pureza racial para transmissão das melhores característica da raça aos descendentes.

Como já apontamos, os bons resultados da criação de bezerros dependem de um conjunto de ações – entre eles, a escolha do tipo de manejo nutricional merece destaque. Cuide que oferecer uma alimentação adequada às necessidades dos animais nesta fase da vida. Isso fará com que tenham mais saúde e os riscos de doença serem diminuídos.