Rancharia

(18) 3265-1329

Criação de gado confinado

Para criar um rebanho de bovinos de corte é preciso investir em animais de qualidade genética superior com alto potencial produtivo. No caso da criação de gado de corte, o objeto é o aumento da produção de carne e para isso, é importante avaliar uma série de questões que influenciam no ganho de peso. Entre os fatores que devem ser considerados está escolha do tipo de manejo, no caso dos bovinos de corte, uma das melhores opções é investir na criação de gado confinado.

O confinamento bovino é uma técnica de nutrição controlada em que os animais são colocados em currais e o alimento é oferecido de forma balanceada visando à engorda. A aplicação deste tipo de manejo pede um planejamento detalhado e cuidados em diferentes áreas para que os resultados sejam positivos.

Se você pretende investir em gado confinado, considere como pontos principais que devem ser estudados: estrutura do curral para bovinos, o espaço necessário para movimentação do gado, tipo de alimentação, quantidades, equipamentos para manejo da ração, região em que será construída a estrutura, como os animais terão acesso à água, raça e idade do gado confinado, além de uma série de outros pontos que devem ser considerados.

Vantagens do confinamento bovino

As vantagens que o criador de gado de corte tem ao contar com o confinamento são muitas e se refletem na qualidade e volume de produção de carne. Veja algumas que destacamos abaixo:

  • Maior desenvolvimento em menos tempo;
  • Maior produtividade por hectare;
  • Possibilidade de ser desenvolvido em fazendas que dispõem de menos espaço;
  • Retorno rápido de capital;
  • Maior controle sobre os animais;
  • Alta produção de carne independente do clima e das condições de pastagem.