Rancharia

(18) 3265-1329

Criação de gado de corte

O maior rebanho bovino comercial do mundo é brasileiro. A bovinocultura de corte está entre os líderes mundiais no mercado de carnes e é destaque na economia nacional. As principais características que valorizaram a carne brasileira são a pecuária extensiva, que é dominante no país e a erradicação da febre aftosa. Além disso, a extensão territorial e o baixo custo da mão de obra nacional tem permitido o aumento do volume da produção, a preços competitivos.

As principais fases da criação do gado de corte são a reprodução, cria, recria e engorda.

  • Cria: é a fase de reprodução, nutrição, crescimento e desmame do bezerro;
  • Recria: essa fase se estende do desmame até o início da engorda em machos ou até a reprodução em fêmeas;
  • Engorda: terminação do animal para o abate.

Há pecuaristas que cuidam somente de uma ou duas das fases, enquanto outros preferem trabalhar com o ciclo completo. Para quem trabalha com o ciclo completo a dependência comercial é menor, mas a complexidade do manejo, em compensação, é maior.

As raças de gado de corte mais bem adaptadas ao clima tropical e com melhor rendimento são: Brahman, Nelore e Gir Leiteiro.

O Nelore é a raça mais comum no Brasil, correspondente a cerca de 80% do gado de corte no país. Tem grande resistência ao calor e proteção natural contra insetos e carrapatos. É muito valorizado pois a carcaça tem alto rendimento e as vacas tem grande facilidade no parto.

Os touros Brahman têm características muito parecidas com as do Nelore: facilidade no momento do parto, resistência ao ataque de parasitas e ao calor. É uma raça exclusivamente produtora de carne e que apresenta grande rendimento.

Quase uma unanimidade nacional na produção de leite, o Gir Leiteiro também está qualificado como gado de corte.

Para poder competir nos mercados nacional e internacional, além dos cuidados no manejo, alimentação, vacinação e controle individual do gado, é importante possuir sêmens e reprodutores de qualidade. Enriqueça o seu rebanho com a Fazenda Sant’Anna, onde você encontra sempre os melhores exemplares para a pecuária de corte e de leite.