Rancharia

(18) 3265-1329

Criação de Gado

Criação de Gado é um dos setores da economia que mais dão lucro. Hoje em dia, os pecuaristas mudaram seu perfil. O criador apaixonado de ontem virou o megaempresário de hoje. Dentro desse contexto, ainda existem os pequenos criadores, que na maioria das vezes investem em gado de leite, diminuindo o êxodo rural.

Existem dois grandes lados da criação de gado. O primeiro é a produção leiteira e o segundo é o corte. Esses ramos são divididos entre pecuária extensiva e pecuária intensiva. Cada qual com suas particularidades e pontos positivos e negativos.

Qual a importância da Criação de Gado na Economia Brasileira?

Criação de Gado é importantíssima para a economia brasileira. O Brasil tem uma área extensa de terra e esse setor é crucial para o Produto Interno Bruto (PIB) do país.  A Criação de Gado de Corte é destinada a exportação de carne, além de extração de couro e até uso de ossos para confecção de abotoaduras.

Gado de Leite tem como principal intuito, a produção de leite. O leite é utilizado como bebida e produção de alimentos lácteos, tais como queijo e requeijão. A produção leiteira é marcada pela produção em larga escala e também pela produção familiar. A produção familiar tem um fator social essencial para a vida no campo. Sendo que o leite é quem segura grande parte das pessoas na vida rural.

Criação de Gado de Leite

Criação de Gado de Leite é mais criteriosa que a Pecuária de Corte. Isso porque as raças de gado que são destinadas ao leite costumam ser mais sensíveis e temperamentais que aquelas que são destinadas a produção de carne. Isso acontece por características genéticas e até mesmo a partir da lida.

Os dois principais fatores da criação de gado de leite são a alimentação e tratamento. A alimentação deve ser balanceada e equilibrada, e o tratamento deve ser delicado e eficiente. É importante que toda propriedade tenha visita mensais de veterinários, porque uma doença infecciosa pode prejudicar toda a qualidade do rebanho.

Criação de Gado de Corte

Gado de Corte geralmente é criado a partir da Pecuária Extensiva. Essa Pecuária é marcante pelo fato dos animais estarem solto no pasto, se alimentando de gramíneas. Mas é crucial que a alimentação desses animais seja suplementada com sais minerais, pois as forragens não contem todos os nutrientes essenciais para a nutrição de bovinos.

A raça que é mais destinada é o Gado Nelore. Nós da Fazenda Sant’anna fornecemos para você os mais variados exemplares de Reprodutores Nelore, para que você melhore seu rebanho e deixe a pecuária nacional cada vez mais seletiva.