Rancharia

(18) 3265-1329

Criação de vaca leiteira em pasto

A produção de leite no Brasil é reconhecida mundialmente pelo seu volume e pela sua qualidade. Para montar um rebanho de gado leiteiro com alto potencial produtivo, o criador precisa fazer escolhas importantes como as técnicas de manejo aplicadas, bem como o tipo de nutrição e a raça do animal. Saber avaliar quando é mais vantajoso investir na criação de vaca leiteira em pasto, ou em confinamento, é um dos cuidados e a melhor escolha depende de diversos fatores.

Conhecer as possibilidades e técnicas de manejo é essencial para fazer escolhas inteligentes que permitam produção de qualidade e volume sem gerar muitos gastos.

Criação de gado confinado é sempre o melhor?

A escolha do tipo de manejo nutricional é fundamental para quem pensa em ampliar a produção de leite. Em geral, existe a ideia de que o sistema de confinamento de gado é a melhor opção para produzir mais leite em qualquer hipótese, já que as vacas receberão uma alimentação controlada e enriquecida com minerais e suplementação específica. Porém, antes de sair investindo em estrutura, você deve avaliar o custo-benefício.

Em alguns casos, o gasto com estrutura e com a manutenção do sistema intensivo para criação de vacas de leite pode não ser viável para o produtor. Em situações como essa, é importante buscar alternativas que sejam tão eficientes quanto o confinamento, mas que minimize os gastos.

Como criar vaca leiteira em pasto

A alimentação das vacas leiteiras representa os maiores custos da produção de leite e é também um dos principais influenciadores na qualidade e no volume do leite. Assim, saber definir o manejo nutricional é uma questão de estratégia.

Para a criação de vaca leiteira em pasto é necessário que o criador invista na produção de forrageiras com alto potencial nutritivo. Assim, terá um alimento de qualidade, com um custo menor e durante o ano todo. A abundância de forragem é fundamental, por isso, muito cuidado com a qualidade dos pastos.

Se o criador contar com uma pequena propriedade, pode usar a técnica de pastejo rotacionado e otimizar a criação.

Monitorar os resultados faz parte do processo de produção e deve receber uma atenção especial. Pois, se notar que o manejo não está rendendo resultados, pode mudar e evitar prejuízos.