Rancharia

(18) 3265-1329

Dicas para comprar gado de corte em leilão

Cerca de 214 milhões de cabeças são vendidas como gado de corte no País, que tem a maior população de bovinos para abate do mundo. Dentro desse giro econômico gigantesco, ter dicas para comprar gado de corte em leilão é uma forma interessante de não jogar dinheiro fora.

O gado Nelore é a raça mais conhecida como gado de corte no País. Seu ganho de peso e resistência são exemplos claros de investimento garantido. Mas o gado Brahman também não fica atrás, e é uma das tendências do mercado. Então o investimento garantido está nessas duas raças; agora vamos às dicas de escolha.

Vai comprar gado de corte? Saiba o que deve considerar

Novilhas? Machos inteiros? Machos castrados? Bezerros? São diversas perguntas que passam em sua cabeça antes de comprar gado de corte. Primeiro, você precisa analisar o seu pasto: você tem um espaço para engorda do gado ou vai fazer a revenda em seguida? Arrendar terras para engorda é muito relativo, e compensa apenas se for um negócio certeiro.

Caso você tenha uma boa quantia de alqueires e não queira retorno rápido, a compra de bezerros é sempre um investimento garantido, mesmo com a alternância da arroba do boi.  Sobre a venda de gado, quanto mais novo, mais cara será a arroba – mesmo que o mercado aponte para um preço parecido, na realidade a compra depende da idade do rebanho. 

Porte físico ideal para compra de gado de corte  

Como citado anteriormente, depende do seu objetivo. Não adianta um investimento alto em gado de corte longe do abate caso você tenha que investir em aluguel. Agora, se a revenda será imediata, semiconfinamento com bastante nutrientes para alcançar o peso de abate é uma boa escolha.

Caso seu objetivo seja a compra de gado para matriz, é importante analisar o lombo do animal, além de seu comprimento e mamas. Apesar de gado de corte ter as mamas reduzidas comparado com o gado leiteiro, quanto maior, mais nutrientes elas podem fornecer a sua prole. Uma dica interessante: quanto mais arisca e ciumenta for a matriz, maiores as chances do bezerro se desenvolver bem – já que recém-nascidos criados a pasto podem ser presas fáceis para abutres e outros animais.