Rancharia

(18) 3265-1329

Em quanto tempo engorda de boi nelore?

A engorda de boi nelore é o objetivo da criação de gado de corte e quanto mais rápido isso acontecer, maior a lucratividade da fazenda. Em geral, o tempo de engorda de um boi é 18 meses a pasto, sempre lembrando que trata-se de uma média, visto que isso depende de muitos outros fatores. O ganho de peso está relacionado com diversos fatores como a raça do bovino, tipo de manejo e qualidade genética do animal.

A manutenção do boi nelore até que atinja o peso de abate gera custos ao produtor. Investir no aprimoramento de técnicas que levem a diminuição do tempo de preparação para do gado pode ser o segredo para conseguir aumentar os rendimentos.

Engorda de boi nelore a pasto

A criação de gado a pasto é um dos sistemas mais usados no Brasil, e isso se deve principalmente, ao fato de se tratar de um país com grande extensão territorial. As áreas de pastagem propiciam a engorda de boi com um custo mais baixo se comparado ao confinamento de gado nelore, por exemplo. Mas, para que se alcance bons resultados, é fundamental destacarmos a qualidade da forrageira e do manejo sanitário e reprodutivo.

Apesar de ser amplamente difundido no Brasil e apresentar bons rendimentos, quando falamos em tempo de engorda, todas as experiências mostram que a pecuária intensiva apresenta melhores resultados e o gado atinge o peso de abate mais rapidamente. Este quadro garante melhor desempenho da fazenda com aumento da lucratividade.

Como engordar boi nelore mais rápido?

Para quem busca um sistema de engorda de boi nelore que faça com que o animal alcance o peso de abate em pouco tempo, o confinamento de gado costuma ser a melhor opção. Nele, os animais são alimentados em cochos dentro de uma estrutura que permite total controle do gado e de sua alimentação e por isso, os resultado acabam aparecendo rapidamente.

Recebendo uma alimentação balanceada que esteja de acordo com os objetivos da criação e atenda as necessidades dos animais, é possível que o peso ideal para abate seja alcançado entre 35 e 70 dias. Trata-se de um tempo bastante reduzido se compararmos com a engorda de gado nelore a pasto, mas é importante lembrarmos que os investimentos para esse tipo de pecuária intensiva é maior, e por isso muitos criadores optam pelo sistema extensivo.