Rancharia

(18) 3265-1329

Engorda de gado a pasto

O Brasil é rico em grandes extensões territoriais que ajudam no desenvolvimento da pecuária extensiva, sistema em que os animais são criados em grandes áreas de pastagem com o uso de forrageiras e suplementação. Outra questão que favorece o desenvolvimento da pecuária extensiva é o fato de a engorda de gado a pasto não necessitar de tantos investimentos e proporcionar um bom retorno.

A etapa de engorda do gado está relacionada ao processo de terminação que é o período em que os animais destinados a pecuária de corte alcançam o peso de abate. Sendo assim, o ritmo de ganho de peso é determinante para a lucratividade do criador, pois quanto mais rápido se alcança a meta, menores os custos de manutenção do animal. Mas para que a engorda de gado a pasto alcance resultados rápidos, é fundamental que todo o processo de criação se baseie na estruturação de um rebanho com qualidade genética e técnicas de manejo adequadas.

Como ter engorda de gado a pasto em pouco tempo?

A criação de gado a pasto tem um valor de investimento menor se comparado a outros tipos de sistema como a pecuária intensiva, por exemplo, entretanto, o pecuarista não pode achar que deve apenas colocar o gado no pasto e esperar os resultados aparecerem.

Para ter um rebanho de gado de corte que apresente bons resultados no ganho de peso em criação a pasto, o criador precisa investir em um contínuo processo de melhoramento genético dos animais, ter o cuidado de formar um pasto com solo de qualidade e forrageiras bem desenvolvidas que proporcionem a nutrição ideal, além disso é importante que não extrapole a quantidade certa de animais por área, para que a distribuição de alimento seja suficiente.

Melhor raça de gado para engorda a pasto

A escolha da melhor raça de gado para engorda a pasto também é importante. Cada raça possui características que sinalizam em qual tipo de produção ela apresenta maior potencial. Na caso da produção de carne, o gado nelore é um destaque, tanto que mais de 80% do rebanho nacional é formado por essa raça zebuína.

Os animais são provenientes da Índia e se adaptaram muito bem ao clima brasileiro. O melhoramento genético e aplicação de técnicas de manejo adequadas resultam em animais altamente produtivos em pasto ou em confinamento.

Onde comprar gado de corte para engorda a pasto?

Se o seu objetivo é ampliar a lucratividade do rebanho de gado de corte, pode começar investindo em animais com alto padrão racial. A qualidade genética dos reprodutores é um ponto fundamental, pois eles serão responsáveis por transmiti-la aos descendentes.

A Fazenda Sant’Anna possui animais com características produtivas bem desenvolvidas que são resultado dos cuidados com aprimoramento genético. Para ter um destes animais em sua fazenda, é só ficar de olho na agenda de leilões e não perder nenhuma oportunidade.