Rancharia

(18) 3265-1329

Entenda quais os objetivos da pecuária extensiva e intensiva

A pecuária do Brasil cresce rapidamente e apresenta novas técnicas que ajudam a aumentar a qualidade e o volume de produção do rebanho. Uma das questões que mais interferem no desenvolvimento dos animais é o manejo nutricional e por ele, passa a escolha do sistema de criação. Os mais comuns são a pecuária extensiva e intensiva que são aplicadas conforme os objetivos do criador.

Entenda como funciona o sistema extensivo na criação de gado

No Brasil, a pecuária extensiva é bastante comum por se tratar de um país com grandes áreas de pastagem e por não necessitar de grandes investimentos. Este tipo de sistema envolve menos gastos com a estrutura e pastagens, mas necessita de um cuidado especial com a nutrição animal, pois em geral, as forragens não possuem todos os nutrientes que são necessários para o desenvolvimento do gado. A oferta de sal mineral é uma forma de suprir esta carência.

Na pecuária extensiva, o gado possui mais liberdade por ficar solto no pasto e isso faz com que o criador não tenha tanto controle sobre os animais e por isso, é um sistema mais usado na pecuária de corte. Há também a possibilidade de se aplicar a criação em pasto para gado leiteiro, entretanto, a suplementação neste caso precisa receber mais atenção. A produção de leite é influenciada pelo tipo de alimento consumido pelas vacas, por isso este cuidado é tão importante. A oferta do sal mineral ou outro tipo de ração pode ser feita antes ou após a ordenha dos animais.

Saiba quando é indicada o sistema intensivo na criação de gado

A criação de gado usando a sistema intensivo consegue elevar a produtividade do rebanho em um prazo menor do que na pecuária extensivo. Isso acontece, pois os criadores conseguem ter mais controle sobre a alimentação, manejo sanitário e manejo reprodutivo, pois os animais ficam concentrados em um espaço menor e come o que é ofertado.

Este tipo de sistema exige mais investimentos financeiros, pois é preciso montar uma estrutura adequada para o gado se alimentar, acompanhamento nutricional de um especialista e cuidados com o monitoramento dos animais. É comum, a pecuária intensiva seja aplicada em fazendas de gado de leite pois, esta atividade exige maiores cuidados sobre a alimentação das vacas, já que a qualidade e volume de produção do leite são ligados com o tipo de alimento consumido.

Compra de gado

Além da escolha adequada de um sistema de criação, é importante comprar gado com qualidade racial para melhorar a genética do rebanho. Os ingredientes do sucesso que uma fazenda de gado são: melhoramento genético, manejo reprodutivo e manejo nutricional. Cada um destes itens possuem um peso grande na lucratividade da pecuária, por isso, a Fazenda Sant’Anna oferece o melhor da genética bovina em seus leilões de gado