Rancharia

(18) 3265-1329

Fazenda de gado leiteiro

O sucesso de uma fazenda de gado leiteiro depende do manejo correto e cuidados importantes com os animais. Além de questões agrícolas como o manejo reprodutivo, sanitário e nutricional do gado, é essencial ter conhecimentos administrativos, afinal, uma fazenda funciona como uma empresa. Para ter lucratividade e alta produção de leite é importante investir na compra gado de leite de qualidade com genética racial superior.

A principal questão envolvida na produção leiteira é a escolha da raça do gado, pois raças como o gado gir são conhecidos pelo volume e qualidade na produção de leite. Neste tipo de pecuária os cuidados os com a nutrição são importantíssimos, pois a alimentação terá influência direta no leite.

Sendo assim, a escolha do tipo de manejo deve receber uma atenção especial, entre os tipo de manejo, podemos destacar dois que são os mais difundidos no Brasil: pecuária extensiva e intensiva. Na primeira, o gado é criado em grandes áreas de pastagem, já no caso da pecuária intensiva, os animais são tratados em cocho com a alimentação dado pelo homem. Neste tipo, têm-se maior controle sobre os animais, o ganho de peso acontece mais rapidamente e a necessidade de espaço é menor, em contrapartida, o investimento é maior.

Uma  fazenda de gado leiteiro deve contar a supervisão de um veterinário para acompanhar a saúde dos animais e indicar a nutrição ideal para alcançar os objetivos com eficiência. Para a produção de leite, o incremento de alguns minerais ajuda a melhorar os resultados.

Melhoramento genético em fazenda de gado leiteiro

O melhoramento genético em fazenda de gado leiteiro é importantíssimo para criadores almejam aumentar a produção ao longo dos anos, pois este cuidado faz com que os animais desenvolvam melhor suas características produtivas.

Se você ainda não cuida desta questão na sua fazenda, o primeiro passo é cuidar dos cruzamentos do rebanho e trabalhar com reprodutores ou sêmen de animais com genética superior. No caso da produção de leite, os reprodutores da raça gir são os mais indicados, sendo importante fazer uma seleção cuidadosa das matrizes.

A Fazenda Sant’Anna possui animais premiados que passam por um constante processo de melhoramento genético e estão prontos para começarem a produzir na sua fazenda de gado leiteiro.