Rancharia

(18) 3265-1329

Gado nelore avaliado pela ABCZ

A garantia de qualidade de um rebanho nelore está ligada a uma série de procedimentos que envolvem melhoramento genético, manejo adequado e investimentos em reprodutores que ofereçam o melhor da genética da raça. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) desenvolve o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) que tem o objetivo de promover a melhora dos rebanhos de boi zebu. Entre as raças beneficiadas por este trabalho está o gado nelore, gado gir e gado brahman.

O PMGZ é desenvolvido pela ABCZ desde 1992 e tem cerca de 3600 rebanhos avaliados. O gado nelore avaliado passa por três provas zootécnicas que são:

  • Controle do Desenvolvimento Ponderal

  • Provas de Ganho em Peso

  • Controle Leiteiro

Estas avaliações geram dados que são disponibilizados para o mercado. Para os criadores de nelore, fazer parte desse processo é importante, pois terá o desenvolvimento da qualidade genética do gado e isso significa maior ganho de peso que é o que mais interessa no caso da bovinocultura de corte. A preocupação com o melhoramento genético é importante para otimizar a produção e eliminar características não desejadas no rebanho. Assim, a excelência racial é alcançada.

A avaliação da ABCZ nos rebanhos nelores também traz ganho de valor para os animais, pois fica assegurado ao comprador que a genética melhorada será transmitida no caso de animais reprodutores ou fará a diferença com o ganho de peso. A certificação funciona como uma garantia de qualidade genética e racial dos animais.