Rancharia

(18) 3265-1329

Gado Nelore

O gado nelore é uma raça de bovinos proveniente da Índia, essa raça de gado chegou ao Brasil no final do século XVII, e tomou conta do mercado brasileiro em pouco tempo, atualmente 85% do rebanho do país é Nelore e 44% da comercialização do sêmen de bovinos é da raça indiana. Essa raça tomou conta do mercado por causa do tempo de engorda, que é pequeno em relação às outras raças e também pela adaptação ao clima tropical brasileiro.

Existem duas principais entidades no Brasil de gado nelore, que são ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e a ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil). A ACNB tem 50 anos de existência e é responsável pela organização dos produtores da raça e também tem uma marca de carne exclusiva.

Tempo de engorda do gado nelore

O tempo de engorda do gado nelore varia da maneira que o mesmo será tratado. Caso o animal fique no pasto, dependendo da qualidade da terra e da grama, cada animal leva cerca de 18 meses para alcançar o peso ideal. Porém, a demora de engorda precisa ser analisada se o nelore é magro ou gordo.

É importante frisar que o nelore macho castrado tem uma tendência maior a engordar que o não castrado. Caso o bovino seja confinado em um local propício, seu ganho de peso é ainda mais acelerado.

O tempo de engorda em um confinamento, onde ele será tratado com rações balanceadas varia de 35 a 70 dias, levando em consideração que o animal chegue com, ao menos 10 arrobas. Já no pasto, a engorda é bem mais tardia, chegando até 18 meses após a inclusão no pasto. Porém, o custo da engorda do nelore no pasto é muito mais acessível do que no confinamento.

Tempo para corte do gado nelore

Conforme citado acima, o tempo para corte do gado nelore varia do tipo genético do animal, se é castrado ou não e o estilo de tratamento. Ressaltando que gado em confinamento tem um desempenho muito mais acelerado que no pasto.

A idade para o abate varia de 18 meses até os 4 anos para um bovino ser considerado gado de corte . A partir dessa idade, a carne do nelore vai ficando cada vez mais barata por causa da diminuição da qualidade da mesma. Por isso, é aconselhável para o pecuarista a venda desse animal a partir dessa idade.

Confinamento do gado nelore

O confinamento é uma prática que visa o aumento de peso de um boi em um curto espaço de tempo. Esse tipo de engorda é extremamente aceito no mercado, pelo fato de otimizar a prática pecuária.

Dentro desse novo contexto de mercado, o gado nelore se adequou perfeitamente a esse tipo de tratamento, alcançando níveis de engorda espetaculares.

Alguns touros nelores chegam a alcançar seu peso em tempo recorde no curto espaço de 30 dias, pelo fato de machos ganharem peso mais fácil que fêmeas. Porém, para a prática ser rentável, um bovino só pode ser colocado em confinamento quando alcançar em média 10 arrobas.  O aumento de peso em confinamento pode chegar a 1,5kg por dia, levando em consideração um tratamento extensivo.