Rancharia

(18) 3265-1329

Genética Bovina

Genética Bovina é essencial para o aumento do desempenho da produção de um gado especifico. Mas afinal, o que é genética? Genética é a capacidade de um individuo transmitir uma série de características para seu descendente. Cada ser possui uma carga genética, que são informações passadas de forma hereditária. O Cientista William Bateson foi responsável pela descoberta da hereditariedade.
É possível fazer um melhoramento genético em seu rebanho, melhorando a característica genética dos bovinos. Porém, para isso, é necessário um trabalho minucioso e complexo, partindo desde análises de características morfológicas e rendimentos de produção, até Inseminação Artificial em bovinos e FIV ( Fecundação in Vitro ).

Melhoramento Genético em Bovinos

melhoramento genético de bovinos acontece desde a península Ibérica, no ano 2 mil antes de Cristo. Na época, a civilização abatia os bovinos que não tinham bom rendimento de leite, os descartando. Dessa forma, aos poucos, o rebanho ganhava algumas características de gado de leite ou gado de corte.
Mesmo depois de 4 mil anos, a ideia de melhoramento genético é bem próxima disso. Basicamente, os pecuaristas descartam aqueles bovinos que não tem uma qualidade apurada, para que esse animal não tenha descendentes, o que acarretaria em mais um individuo de baixa qualidade.
Porém, hoje em dia existem as mais diversas formas de melhoramento genético. Atualmente, pecuaristas podem comprarsêmen de bovinos premiados e realizar Inseminação Artificial ou FIV ( Fertilização in vitro ).

Inseminação Artificial em Bovinos

Inseminação Artificial é a introdução de espermatozoide na cavidade uterina. No caso dos bovinos, isso acontece quando o proprietário quer ter a cria de um touro premiado em seu rebanho. 
Esse processo ocorre também quando a fêmea tem algum problema no colo do útero e produz anticorpos que matam os espermatozoides.  A inseminação artificial evita essa defesa do organismo, já que na cavidade uterina, esses agentes não afetam os espermatozoides.

Fecundação in vitro em Bovinos

É comum confundir a FIV com a inseminação artificial em bovinos, porém, são processos totalmente distintos. O nome “in vitro” se dá pelo fato da técnica ser realizada em um laboratório. Ou seja, tanto o óvulo quanto o espermatozoide podem ser de animais que não estão envolvidos.
Geralmente, a fertilização in vitro em bovinos é utilizada para dar continuidade na geração de uma fêmea extremamente produtiva, e não a colocando em risco que a gravidez geralmente proporciona. Em alguns casos, é comum que nasçam bastante gêmeos na FIV, tanto em humanos quanto em animais, isso acontece pelo fato de ser incluído mais que um embrião no útero da fêmea, já que colocando dois embriões, as chances do processo ser um sucesso são duplicadas.

Onde encontrar os melhores exemplares que passaram por melhoramento Genético?

Se você quer encontrar exemplares de gado que passaram por um árduo melhoramento genético, você deve comprar naFazenda Sant’anna.  Estamos localizados em Rancharia – SP, e oferecemos exímios bovinos, tanto para gado de cortequanto gado de leite.

Além de conter os melhores reprodutores do país, como: Touros NeloreTouros Gir-LeiteiroTouros Brahman, e a maior variedade de gado Nelore do país.