Rancharia

(18) 3265-1329

Investimento em gado: fazenda de gado de corte

A atividade agropecuária é amplamente desenvolvida no Brasil. As condições favoráveis do clima e extensão territorial são fatores determinantes na criação de gado e este é um dos motivos que fazem o rebanho bovino ser tão numeroso e receber tantos investimentos.

O investimento em gado é um dos segredos para o sucesso de uma fazenda de gado de corte, visto que a superioridade racial dos animais de corte e o cuidados com a alimentação deles são fatores chaves para a produtividade. Quando falamos em bovinos de corte temos que pensar no ganho de peso e para que isso aconteça de forma eficiente, a escolha do sistema de manejo é importante.

Manejo de gado de corte: sistema intensivo

No Brasil, o sistema extensivo é muito usado em função das grandes áreas de pastagem e da necessidade de menores investimentos. Por outro lado, o sistema intensivo é o mais indicado para a engorda de bovinos, pois proporciona maior controle do dono sobre o rebanho, exige menos espaço e poupa o gado do deslocamento para se alimentar.

O confinamento de bovinos de corte tem sido um dos mais usados pelos criadores de gado por proporcionar um ótimo retorno. Neste tipo de manejo, os animais ficam confinados em um espaço restrito e recebem o alimento e a água nas quantidades ideais para que aconteça o ganho de peso.

Outro fator que deve ser considerado no rebanho de uma fazenda de gado de corte é o investimento em gado com raça superior e para isso, o melhoramento genético se apresenta como uma necessidade.