Rancharia

(18) 3265-1329

Manejo de bezerro nelore recém-nascido

O manejo de bezerro nelore recém nascido deve ser cuidadoso, pois trata-se de um período crucial para o desenvolvimento do animal e até para sua sobrevivência. Muitas vezes, os animais morrem no parto por diferentes motivos e por isso, os cuidados devem começar antes mesmo do nascimento com a aplicação de um manejo reprodutivo adequado, manejo da nutricional de acordo com as novas necessidades da vaca e manejo sanitário específico para evitar doenças durante a gestação da vaca.

Em geral, a criação de bezerros nelore é voltada a produção de carne e para que ganhem peso, é fundamental que recebam todos os cuidados necessários logo após o nascimento.

Cuidados com bezerro nelore recém-nascido

Os cuidados com bezerro nelore recém-nascido são importantes para que tenham imunidade e saúde. Logo ao nascer, eles são frágeis e precisam do apoio da vaca que por instinto já presta os primeiros cuidados, um deles é a ingestão do colostro. O primeiro leite produzido pela vaca é rico em nutrientes e fundamental para imunização do bezerro, pois possui anticorpos importantes neste início da vida. Muitos consideram o colostro como a primeira vacina que o animal toma.

O segundo ponto importante que depende do criador é a cura do umbigo. Isso deve ser feito após a ingestão do colostro e é importante para evitar infecções e bicheiras. Os cuidados com a desinfecção da área devem ser tomados por três dias, ou após a cicatrização total da área.

O bezerros nelore recém-nascido precisa ser acompanhado nos primeiros dias, pois o comportamento dele indicará se existe algum problema de saúde. Caso o bezerro esteja muito quieto nos primeiros três dias, sem forças para levantar ou sem sinais de evolução, pode consultar um veterinário, pois é provável que tenham alguma doença. Também é importante que não deixe de vacinar os bezerros.

Entre os seis e oito meses, o produtor precisa começar o processo de desmama de bezerros nelore e ter cuidado para que isso seja feito com forma correta para evitar queda no rendimento dos animais. Em geral, os bezerros tendem a perder peso e ter uma queda de imunidade quando são afastados da vaca, por isso deve-se buscar formas que minimizem essa reação.

Uma dica importante, é para que faça a separação de vaca e bezerro por meio de uma cerca forte, mantendo-os sem contato, porém perto e podendo ter visão um do outro.