Rancharia

(18) 3265-1329

Manejo de Gado Leiteiro

 

Para se obter bons resultados na produção de leite, é muito importante tomar alguns cuidados com a escolha dos animais e com o manejo do gado.
Em primeiro lugar, é necessário ter um rebanho com matrizes que gerem bons resultados na produção leiteira e investir em bons reprodutores ou em inseminação artificial de qualidade.
 

Gado Gir Leiteiro
 

O Gir Leiteiro é uma raça de qualidade, que tem como principais características a alta produtividade de leite e a longevidade, além de produzir um leite de qualidade, com mais gordura e mais proteínas. É uma raça dócil, de fácil manejo e que mesmo em condições de restrições alimentares tem bons índices de produção de leite, graças ao seu metabolismo que é menor do que o de outras raças.
 

Manejo do Gir Leiteiro
 

Vacas leiteiras são animais que precisam de rotina com horários para ordenha, alimentação e descanso.
Deve-se evitar deixar os animais estressados ou com medo antes da ordenha, nunca utilizar instrumentos de agressão e induzir as vacas a irem para o local da ordenha por conta própria, preferencialmente uma por vez.
A adrenalina liberada em consequência do estresse antes da ordenha pode diminuir o rendimento do leite.

Sempre que possível, a ordenha deve ser feita pela mesma pessoa para que o animal se habitue e também porque assim o ordenhador pode conhecer cada indivíduo e perceber qualquer alteração no comportamento ou fisiológica que possam indicar algum problema de saúde.

Os animais podem ser criados no sistema de pecuária intensiva, pecuária extensiva ou o de pecuária semi-extensiva. Este último é o que oferece melhores rendimentos para a produção leiteira.

Os melhores exemplares da raça Gir-Leiteiro você encontra aqui na Fazenda Sant’Anna.