Rancharia

(18) 3265-1329

Manejo de Gado de Corte

Investimento em Gado de Corte é necessário para um pecuarista que busca lucro. Não adianta buscar raças sem qualidade e exemplares com uma genética bovina desestruturada. Se você busca uma melhora em seu rebanho, é essencial investir, mas pense bem antes de tirar a mão do bolso.

A dica da Fazenda Sant’anna é que você comece o Investimento em Gado de Corte a partir de um bom Touro Nelore. Já que mais de 80% dos bovinos brasileiros são da raça Nelore, raça essa que é um ícone quando o quesito é Gado de Corte.

Porém, com o avanço da Pecuária Brasileira, outras raças estão competindo com a Nelore, tais como a Brahman e o Gir-Leiteiro. A primeira tem como principais características a precocidade e bom desenvolvimento muscular, já a segunda consegue ser qualificada tanto para Corte quanto para Leite.

Manejo de Gado de Corte

Manejo do Gado de Corte não é tão especifico quanto o de Gado de Leite. Porém, é necessário ter alguns cuidados específicos. Se o tratamento do Gado de Corte for feito na Pecuária Extensiva (solto no pasto), é necessário tomar cuidado com lesões e complementar a alimentação com sais minerais.

Agora se o tratamento for feito em Confinamento de Gado, é necessário propiciar para o animal uma alimentação balanceada e fazer com que ele ande um pouco para não ficar estressado. Em ambas as formas de tratamento, você deve ter um veterinário responsável.

Em relação a mão de obra. A contratação de bons empregados para lidar com o Manejo de Gado está cada vez mais difícil. Uma boa dica é especializar o seu funcionário, para que ele forneça a seu rebanho um tratamento adequado.

Principais raças do Gado de Corte

As principais raças de Gado de Corte no Brasil são: Nelore, Brahman e Gir-Leiteiro. Você encontra aqui na Fazenda Sant’anna os melhores exemplares dessas três raças por um preço extremamente justo.

Nelore: Responsável por mais de 80% do rebanho nacional, o Gado Nelore é marcado pelo pouco tempo de engorda e por ser totalmente adaptado ao clima brasileiro.

Brahman: Originário dos Estados Unidos, a Raça Brahman é descendente de quatro outras raças, que é o Gir, Nelore, Guzerá e Krishna Valley. Essa raça é totalmente rústica e ganha peso em pouquíssimo tempo. Ela veio para bater de frente com oNelore e aos poucos vai ganhando espaço no meio pecuário.

Gir-Leiteiro: Diferente do Brahman e do Nelore. O Gir-Leiteiro é um exemplar que pode ser aproveitado também no rebanho leiteiro. Seu ganho de peso é rápido e ele é totalmente adaptado com a Pecuária Extensiva.

Como adquirir bons exemplares para Gado de Corte?

A melhor forma de adquirir bons exemplares para Gado de Corte é o Leilão de Gado. Na Fazenda Sant’anna você encontra as melhores matrizes e reprodutores das principais raças de gado de corte. Se você é novo em Investimento em Gado de Corte, uma boa dica é adquirir um bom reprodutor e algumas matrizes do Gado Nelore.