Rancharia

(18) 3265-1329

Manejo reprodutivo de bovinos

Entende-se por manejo um conjunto de ações com determinado objetivo, no caso do manejo reprodutivo de bovinos, a intenção é dar eficiência reprodutiva a criação de gado. A otimização deste processo envolve uma série fases da vida do animal, como o desmame, puberdade, condição ideal para primeira cria, parto, período de serviço, intervalo de partos e período seco.

A cada uma destas fases cabe ao criador de gado saber identificar e aproveitar da melhor forma, sempre visando o aumento da lucratividade. O manejo reprodutivo do rebanho de cria deve ter entre as prioridades o cuidado para evitar doenças bovinas, estudos para oferecer uma alimentação balanceada que supra as necessidades nutricionais dos animais e aproveitamento do potencial e evolução genética bovina.

Etapas do manejo reprodutivo

O primeiro período importante a ser observado no manejo reprodutivo de bovinos é o desmame, em que podem ser identificadas quais as matrizes que demonstram potencial para serem boas de cria. Logo após, por volta dos volta dos 18 meses, o animal completa o ciclo da puberdade, que é quando o aparelho reprodutor se desenvolve e começa a produção de hormônios. Vale destacar que quanto mais cedo a novilha atingir a idade reprodutiva, maior será a sua capacidade e reprodução, podendo criar por mais tempo.

Um ponto importante do manejo reprodutivo é a escolha do melhor período de monta e de que forma será feito o acasalamento. Esta decisão influencia na capacidade reprodutiva da fêmea e é essencial que seja feita com base em algumas técnicas como a observação da condição corporal da vaca e estudos para determinar qual a época mais adequada para o nascimento dos bezerros. Esta questão é importante para oferecer melhores condições climáticas para a recuperação rápida da matriz e desenvolvimento do bezerro.

Na etapa seguinte se dá o diagnóstico de gestação, neste momento é possível identificar fêmeas precoces. Quanto mais rápido acontecer o exame, melhor para que cuidados adequados sejam tomados, geralmente, é realizado entre 45 e 60 dias após o período de monta. Neste momento, também se faz uma otimização das seleção de matrizes, já que pode-se fazer o descarte de fêmeas que não emprenharam.

O manejo reprodutivo compreende a um ciclo que envolve uma série que questões, entre elas podemos destacar o melhoramento genético e aumento da produtividade da fazenda e por isso, ocupa papel importante na criação de gado e manejo de gado