Rancharia

(18) 3265-1329

Melhoramento genético para bovinos de corte

O aumento da produtividade de carne é um dos principais objetivos de uma fazenda que investe na criação de gado de corte. Para isso, é essencial ter alguns cuidados e o primeiro deles é com o melhoramento genético que já passou a ser uma medida básica. Cuidar da genética animal irá refletir no volume e também na qualidade da produção.

O gado de corte precisa ter uma carcaça bem desenvolvida e características que atestem a superioridade do rebanho bovino. Uma das principais qualidades de um gado de corte melhorado é a precocidade animal que permite um desenvolvimento rápido em pouco tempo e, portanto, aumenta o potencial produtivo e lucrativo.

O melhoramento genético para bovinos de corte deve começar com um touro reprodutor que tenha uma genética superior e ofereça características aprimoradas da raça. Os animais reprodutores serão os responsáveis pela transmissão genética para todas as crias da fazenda e por isso, é uma peça importantíssima no processo de melhoramento genético animal. Escolha apenas os melhores exemplares da raça para que tenha um rebanho de qualidade.

Na Fazenda Sant’Anna, você encontrará reprodutores com genética aprimorada para a evolução racial do seu gado. Além dos reprodutores, é necessário ter o cuidado com a escolha das melhores matrizes. As vacas precisam apresentar características genéticas interessantes para serem transmitidas à cria.

Outro ponto que pode ser explorado no processo de aprimoramento genético, é a compra de sêmens de reprodutores premiados. A inseminação artificial em animais é um procedimento muito utilizado para melhorar a genética do rebanho.