Rancharia

(18) 3265-1329

Melhores raças de gado para confinamento

A criação de gado confinado não precisa ser feita com raças específicas de gado, pois qualquer uma pode apresentar resultados satisfatórios. Entretanto, existem algumas com potencial para apresentar maior desenvolvimento em menor tempo e isso se deve a algumas características produtivas que estão na genética do animal. Sendo assim, antes de investir na pecuária intensiva, cuide de se informar sobre as melhores raças de gado para confinamento.

O primeiro passo para fazer a seleção de animais é considerar qual o tipo de pecuária em que irá investir. Determinadas raças de gado apresentam maior capacidade para a produção de leite e outras para a produção de carne. Essa questão também envolve o tipo de manejo e nutrição adotado e, por isso, deve estar bem clara para o produtor.

Melhor raça de gado de corte para confinamento

Uma das melhores raças de gado de corte é nelore. Não é à toa que ela está presente em cerca de 80% do rebanho nacional. São ótimas produtoras de carne, sendo reconhecidas pelo volume de produção e qualidade.

A rusticidade da raça faz com que aceitem bem a criação a pasto como é feito na maior parte do rebanho nelore na país, mas vale destacar que o desempenho desse gado é potencializado na criação em confinamento. É uma das melhores raças de gado de corte para confinamento por ganhar peso com facilidade em um curto espaço de tempo. O gado nelore confinado pode levar de 30 a 75 dias para atingir o peso de abate.

Melhor raça de gado de leite para confinamento

A produção de leite no Brasil é um destaque. Volume e qualidade são os pontos fortes da pecuária leiteira que conta com o trabalho de grandes e pequenos produtores. Um dos principais influenciadores desse cenário é o gado gir, que apresenta grande potencial produtivo, tanto para carne quanto para leite.

A pecuária intensiva é uma ótima aliada para impulsionar a produção e o gado gir é uma das melhores raças de gado de leite para confinamento. A alimentação controlada e os cuidados diferenciados com o manejo sanitário fazem toda a diferença e ajuda a potencializar as características produtivas da raça.

Importância do melhoramento genético

Além de todos os cuidados com a escolha do melhor sistema de criação e com os manejos nutricional e sanitário, a preocupação com o melhoramento genético é fundamental para o sucesso da fazenda. O aprimoramento genético da raça está diretamente ligado à qualidade e à quantidade de produção e, por isso, deve-se investir em animais com genética superior.