Rancharia

(18) 3265-1329

O que fazer para evitar prejuízo na criação de gado?

A administração de uma fazenda de gado deve ser cuidadosa para evitar prejuízos e ampliar a lucratividade. Mas nem sempre essa é uma tarefa muito fácil, já que a atividade depende do bom rendimento dos animais e isso está ligado a diversos fatores que exigem um bom investimento e controle. Por isso, o sucesso de uma criação de gado está diretamente ligado ao conhecimento que o administrador possui sobre o rebanho.

Gerenciar lucros, reduzir gastos e conhecer detalhadamente o sistema de produção é um dos princípios da boa administração em qualquer área, e não é diferente na pecuária de corte e nem de leite. Muitas vezes, o corte de gastos é uma manobra importante para elevação do lucro, mas isso deve ser feito com responsabilidade e muito estudo para evitar que a produtividade seja prejudicada.

O grande segredo para evitar prejuízos em uma fazenda de gado é o bom planejamento, pois assim é possível ajustar investimentos para as áreas corretas, direcionar cortes de gastos de maneira eficiente e ter uma certa previsibilidade sobre o negócio. Para essa organização, o produtor deve mapear a produção de cada animal e elencar suas necessidades – o mesmo deve ser feito com a estrutura da fazenda. Em alguns casos, um investimento em pastagens melhores ou ordenhas mais funcionais pode resultar em um aumento da produção que, consequentemente, amplia a lucratividade.

Cuidados que podem salvar seu rebanho de gado

Dentro da administração da fazenda existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados sempre para preservar o ritmo de produção dos animais e garantir sua saúde. Veja quais são e, caso não siga algum dos passos, cuide para serem incluídos na rotina do manejo do gado o quanto antes:

Acompanhamento veterinário na criação de gado

Os cuidados com a saúde dos animais são imprescindíveis para que tenham um desenvolvimento saudável e rendam um bom retorno ao criador. Muitas vezes a falta de veterinário pode comprometer a vacinação correta, adiar o diagnóstico de uma doença ou mesmo deixar de otimizar a produção.

Pense no bem-estar dos animais

Cuidar do bem-estar do gado faz toda a diferença na produção. Por isso, é fundamental oferecer uma área bem-preparada, com ambientes que permitam o conforto do animal e o fácil acesso à água e ao alimento. Também deve-se investir no treinamento adequado dos funcionários para evitar situações de estresse, que também influenciam no ritmo de produção.

Tecnologia na criação de gado

Para otimizar a produção na criação de gado, vale investir em tecnologia com a gestão por meio de softwares. Dessa forma a administração é mais eficiente e, então, minimiza-se o risco de prejuízos.