Rancharia

(18) 3265-1329

Pastejo rotacionado para gado de corte e leiteiro

A criação de gado leiteiro ou criação de gado de corte exige um manejo adequado às necessidades dos animais e as condições climáticas do ambiente. Podemos destacar a pecuária intensiva, sistema extensivo ou ainda um sistema híbrido que mescla os dois tipos de manejo.

O ganho de peso e aumento da produção de leite estão diretamente ligados à alimentação, sendo importante considerar a qualidade e quantidade do alimento. Um esquema de pecuária que vem sendo explorado pelos criadores é o pastejo rotacionado.

O pastejo rotacionado para gado de corte ou pastejo rotacionado para gado de leite segue o mesmo princípio: a área de pastagem é dividida em piquetes com as mesmas medidas e o gado permanece por um determinado tempo em cada um destas divisões. Assim, cada área pode receber uma quantidade maior de animais e quando o capim para gado não estiver oferecendo alimento em abundância, acontece a rotação e o rebanho segue para o próximo piquete.

Deste modo, a pastagem se recupera e pode ser cuidada até que o rebanho volte a ela. É comum que se invista na irrigação de pastagens para que o capim cresça mais rapidamente. A adubação é um ponto importante que não pode faltar.

O pastejo rotacionado contribui para o aumento da produtividade da fazenda e por isso, é bastante desenvolvido pelos criadores de gado.