Rancharia

(18) 3265-1329

Pecuária de Corte

Pecuária de Corte no Brasil é um dos maiores ramos da Agropecuária. O país produz mais de 7 milhões de toneladas de carne por ano. A Pecuária brasileira está em crescente expansão e teve mudanças no estilo do proprietário. Antigamente eram comuns os pecuaristas apaixonados que dificilmente abriam mão de seu rebanho. Porém, hoje em dia, os pecuaristas são mais empresários e investem pesado em raças de gado e genética bovina.

Gado Nelore é responsável pela maior parte do Gado de Corte. É comum ver nesse tipo de lida o confinamento de gado. Porém, a maior parte da Pecuária de Corte é tratada a pasto, a famosa Pecuária Extensiva. Essa forma é mais comum, já que fica mais em conta.

Quais as melhores raças de gado para a Pecuária de Corte?

As melhores raças de gado para a Pecuária de Corte são o Gado Nelore e o Brahman. O mercado brasileiro é “abarrotado” de exemplares de Nelore, indo desde vacas nelore até Touros Nelore. Essa raça é responsável por mais de 80% do rebanho canarinho.

Todavia, outra raça que vem ganhando espaço na pecuária nacional é o Brahman. Essa categoria tem o ganho de peso rápido, além de se acostumar com o tratamento extensivo, o que torna essa raça “perfeita” para a Pecuária de Corte.

Como funciona o Confinamento de Gado?

Geralmente, o Confinamento de Gado é destinado para a Produção de Leite, mas o confinamento também pode ser direcionado para a Pecuária de Corte. O confinamento funciona de forma simples. Basta você fazer algumas separações para o rebanho e destinar a alimentação, que deve ser balanceada a partir de rações e minerais que suprem a necessidade alimentícia do rebanho.

gado de corte é menos exigente que o leiteiro. Isso porque seu consumo será destinado único e exclusivo para o ganho de peso. Diferente do leiteiro que precisa de minerais capazes de aumentar a produção. O problema do confinamento de gado é que ele deixa a lida mais cara, e se não for feita de forma planejada, o custo de criação é aumentado de forma exorbitante, diminuindo assim o lucro final.