Rancharia

(18) 3265-1329

Pecuária Extensiva

Pecuária Extensiva é a criação de bovinos a pasto, sem maiores investimentos.  Esse é um dos ramos da Pecuária Brasileira que são mais utilizados no mercado e ocupam acima de 90% do manejo de gado canarinho. Apesar de a Pecuária Extensiva ser considerada liberal, são necessários alguns cuidados básicos.

O outro tratamento é o confinamento de gado, que é mais destinado a gado de leite. Todavia, engana-se quem acha que o gado leiteiro não se adapta a Pecuária Extensiva, sendo que também é recomendado para esses exemplares de bovinos.

Pecuária Extensiva para Gado de Corte

Gado de Corte é aquele que melhor se adequa a Pecuária Extensiva.  Esse tipo de rebanho precisa de liberdade e espaço. Além de a Pecuária Extensiva ser mais econômica que o confinamento. Geralmente para a Pecuária de Corte é destinado oGado Nelore, porém, nas últimas décadas foram desenvolvidas outras raças para essa finalidade, como o Brahman e o Gir-Leiteiro (que apesar de ter esse nome, também pode ser destinado ao abate).

Porém, mesmo para a Pecuária Extensiva, são necessários alguns cuidados básicos, tais como a suplementação mineral. O maior problema da Pecuária Extensiva é que as forragens não têm todos os minerais necessários para a nutrição animal. Para suprir essa precariedade, é necessário fornecer sal mineral para o gado de corte.

Outro cuidado que é essencial tanto na Pecuária Leiteira quanto Pecuária de Corte são as condições das cercas e do pasto. É essencial que as cercas estejam em boas condições para não lesionar os animais, além do gramado, que deve conter curvas de nível, evitando erosões e impasses no pasto.

Pecuária Extensiva para Gado de Leite

Pecuária Extensiva também acontece para o Gado de Leite. Porém, diferentemente do Gado de Corte, esses exemplares precisam de um cuidado mais criterioso do que minerais. A alimentação do gado leiteiro está diretamente relacionada com sua produção. Por isso, é necessário que as raças destinadas à produção se alimentem de rações especiais.

Uma boa dica para aliar a Pecuária Extensiva com a produção de leite é deixar o gado de leite solto a pasto e na hora da ordenha alimentar esses animais com rações suplementadas. A produção leiteira aumentará de forma exponencial. Mas para isso, é necessário que o manejo também seja feito de forma consciente.

Outra dica importante para o Gado de Leite é em relação à Genética Bovina. Muitas pessoas acreditam que a Genética está apenas relacionada a manipulações laboratoriais. Porém, a genética também acontece a partir da seleção dos melhores exemplares, pois dessa forma, o rebanho ficará mais qualificado.

Nós da Fazenda Sant’anna fazemos a Genética Bovina de forma primordial. Temos os melhores exemplares de gado de cortee leite, e a cada passar de datas, investimos mais na Pecuária Nacional, que é de suma importância para a economia brasileira.