Rancharia

(18) 3265-1329

Pecuária intensiva aumenta o lucro

A pecuária intensiva é um sistema de criação de gado baseado na concentração de animais em um pequeno espaço, com alimentação em cochos, balanceada e desenvolvida para estimular a produção. Neste sistema, os resultados aparecem mais rapidamente, tanto no que diz respeito a produção de leite, quanto a engorda de gado, e assim o produtor consegue aumentar sua lucratividade.

A grande extensão territorial do Brasil oferece condições propícias para o desenvolvimento do sistema extensivo, que por não necessitar de grandes investimentos em estrutura e manutenção, é o tipo de criação de gado mais presente no Brasil. Apesar de apresentar bons resultados, essa não é considerada a técnica mais eficiente para quem almeja obter mais resultados em menos tempo.

As experiências com confinamento de gado apresentam um retorno bastante rápido e isso ajuda a otimizar o processo de produção na fazenda. Você deve estar pensando que se é tão bom assim, porque o sistema extensivo ainda é a mais tradicional no país? Isso acontece pois,  a pecuária intensiva exige a construção de uma estrutura bem planejada que necessita de alto investimento e a manutenção pede mais mão de obra e gastos maiores com a alimentação.

Apesar disso, a otimização da produção ajuda a produzir mais em menos tempo e isso significa que em um curto espaço de tempo, pode-se recuperar o montante investido. Além disso, este tipo de criação de gado não depende de grandes extensões de terra e nem de condição climática favorável, por isso pode-se produzir com o mesmo ritmo durante todo o ano.

Importância da genética animal na pecuária intensiva

Além de uma estrutura bem planejada, alimentação de qualidade e manejo sanitário adequado, a genética animal também é um dos grandes influenciadores no ritmo de produção. Por isso, para explorar todo o potencial dos animais, é fundamental investir em um processo de melhoramento genético. E isso, só é possível se você contar com matrizes e reprodutores com qualidade racial.