Rancharia

(18) 3265-1329

Pecuária leiteira: como aumentar o lucro?

A pecuária leiteira é uma atividade que apresenta bons resultados para os criadores, mas também exige um investimento grande em técnicas de manejo, estrutura e melhoramento genético dos animais. Além disso, o mercado produtor de leite é bastante competitivo e coloca como desafio aos criadores a superação constante.

Para mensurar a lucratividade, deve-se medir os rendimentos por hectare/volume de leite e, em alguns casos, é possível notar que os lucros são maiores na pecuária leiteira do que na produção de carne. Porém, é fundamental destacar que isso depende do momento em que o mercado de leite se encontra, da capacidade produtiva dos animais e dos cuidados com o manejo sanitário.

Cuidados que ajudam a aumentar o lucro com a pecuária leiteira

A pecuária leiteira depende de muitos cuidados para dar resultados competitivos, e cabe ao produtor estar sempre atento às novidades que podem ser aplicadas em sua fazenda, além de saber avaliar o que se encaixa melhor às suas necessidades.

Escolha bem a raça de vaca

A escolha da raça da vaca deve considerar sua capacidade de adaptação ao clima da região em que está sua fazenda, potencial na produção de leite e adaptabilidade ao tipo de manejo que adotará.

O gado gir leiteiro é bastante reconhecido pela sua excelência em produção de leite, longevidade, resistência ao calor, ciclos longos de produção, maior resistência a parasitas e produção de leite de qualidade. São animais que também apresentam bom desempenho na pecuária de corte.

Invista em melhoramento genético

O melhoramento genético é uma exigência básica para qualquer produtor que queira aumentar a lucratividade. A seleção de animais e manejo reprodutivo adequado ajuda a melhorar as características produtivas do rebanho e, consequentemente, resultará no aumento da produção.

Esteja sempre atento à agenda de leilões da Fazenda Sant’Anna para adquirir animais que agreguem a qualidade que você precisa para o seu rebanho.

Saiba administrar fazenda

Ter controle sobre os gastos e ganhos é fundamental para alcançar o sucesso em uma fazenda produtora de leite. Para isso, é interessante organizar-se fazendo planilhas e balanço periodicamente para não deixar nenhum problema passar. Há casos em que pequenas falhas podem causar grandes prejuízos e até impedir o crescimento da fazenda.