Rancharia

(18) 3265-1329

Pecuária no Brasil

A pecuária é uma atividade essencialmente relacionada à criação de gado para a produção de leite e de carne. A pecuária brasileira abastece o mercado interno e o país também é um grande exportador, ocupando os primeiros lugares na produção pecuária. O rebanho bovino brasileiro é um dos maiores do mundo.

A atividade pecuária é dividida em dois principais tipos: a pecuária de corte e a pecuária de leite.

A pecuária de corte tem relação com a bovinocultura de corte feita para atender ao mercado de carne para o consumo humano.

A produção leiteira está relacionada com a criação de gado de leite para o atendimento da demanda por leite e seus derivados.

O boi é um dos poucos animais 100% aproveitáveis. Diversos segmentos da indústria dependem dos subprodutos bovinos, comestíveis e não comestíveis. Entre eles podemos destacar: a carne; o leite; a pele, da qual utiliza-se o couro para a fabricação de bolsas, calçados, bolas, entre outros produtos e da pele retira-se também o colágeno para a produção de cosméticos; a gordura do boi é utilizada para produtos de confeitaria e aproveitada para sorvetes; o sebo é usado na produção de sabonetes, sabões e velas; diversas substâncias são extraídas das glândulas do boi para ser usadas na perfumaria e fabricação de medicamentos, como a insulina, por exemplo; muitos pincéis e escovas são feitos com os pelos do boi; ligamentos e tendões são utilizados para produzir gelatina; ossos são usados na produção de farinhas para alimentação animal, pois são fontes de cálcio e fósforo.

O Brasil é extremamente forte na pecuária mundial. Líder em quantidade de cabeças de gado, o país também é um grande exportador de carne de boi e de frango. Os maiores importadores da carne produzida no Brasil são países europeus e asiáticos.

Atualmente, para conseguir competir no mercado é necessário escolher bem os reprodutores e conhecer as técnicas para cuidados com eles. Na Fazenda Sant’Anna você encontra os melhores gados de corte das raças Brahman e Nelore, além do Gir Leiteiro. É possível conferir e confirmar toda a genealogia do animal.