Rancharia

(18) 3265-1329

Precocidade do gado nelore

A precocidade do gado nelore está diretamente ligada à capacidade de ganho de peso e ao alcance das características reprodutivas em tempo menor que o considerado normal. Um rebanho de prenhezes precoces garante resultados positivos para o desempenho econômico da fazenda, pois a precocidade leva ao adiantamento do período reprodutivo.

A idade considerada ideal para a novilha nelore ter sua primeira cria é aos 24 meses. No rebanho da Fazenda Sant’Anna, algumas bezerras começam a ser preparadas aos 14 meses, isso deve-se ao manejo que oferece a condição nutricional mais adequada para que se alcance o peso ideal de ingresso ao programa de reprodução. Outro cuidado importante deve acontecer na seleção das matrizes, do reprodutor e do constante processo de aprimoramento genético da raça. 

Os touros são selecionados de forma a respeitar o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Ou seja, garantia dos melhores resultados.

Para os criadores que buscam uma pecuária competitiva é importante que se atentem ao acompanhamento das características reprodutivas das novilhas. Um dos caminhos para atingir este patamar de desenvolvimento é investir em melhoramento genético. E é o que a Fazenda Sant’Anna faz para garantir a melhor qualidade em bovinos reprodutores, novilhas precoces e alto ganho de peso.