Rancharia

(18) 3265-1329

Principais raças de gado no Brasil

 

Um dos setores mais lucrativos da economia é o da criação de gado de leite, destinada especificamente à produção de leite e o gado de corte, voltado para a produção de carne, extração de couro, ossos e outros subprodutos bovinos.

Muito importante para conseguir obter lucros no setor é a escolha de bons exemplares para o rebanho e atentar para os cuidados específicos que cada raça exige.
Dentre as raças de gado que existentes no Brasil, tanto de gado de corte quanto de gado leiteiro, as que melhor se adaptaram ao nosso clima tropical foram as raças Nelore, Brahman e Gir leiteiro.

Gir Leiteiro

A raça Gir é originária da Índia é uma ótima produtora de leite e carne, mas utilizada principalmente para a produção de leite por ser capaz de produzir até 3 vezes mais do que outras raças.

Muito dócil e um dos tipos mais antigos de gado Zebu asiático, o Gir Leiteiro chegou à Fazenda Sant’Anna no ano de 2004 e é uma raça que se destaca pela alta qualidade de leite produzido, longo ciclo produtivo e reprodutivo.

A vaca Gir oferece condições para uma produção de leite mais econômica, pois por ser mais rústica é menos acometida por doenças e parasitas, o que implica numa produção de leite livre de resíduos e com menos gastos em antibióticos, carrapaticidas e vermífugos. Mesmo com restrições alimentares, a vaca Gir atinge altos índices de produção, por ter uma ingestão de alimentos e índice metabólico menor do que as raças taurinas.

Brahman

Os touros Brahman surgiram nos Estados Unidos e são o resultado do cruzamento de quatro raças: Gir, Valley, Nelore e Guzerá. Essa seleção deu origem a uma raça altamente produtiva e voltada exclusivamente para a produção de carne.
 

O gado Brahman é muito tolerante ao calor e a baixas temperaturas. Também é uma raça de gado resistente a doenças e ao ataque de parasitas, pois sua pelagem impede a penetração de insetos. A facilidade do parto também é uma das vantagens, pois o bezerro Brahman possui a cabeça e ombros pequenos, além de nascer com 28Kg, em média. Além disso, as vacas Brahman tem a capacidade regular de reprodução.

Nelore

O gado da raça Nelore é um excelente produtor de carne originário da Índia perfeitamente adaptado às condições tropicais brasileiras, resistente ao calor graças ao grande número de glândulas sudoríparas. O gado Nelore também apresenta proteção natural contra parasitas, pois seus pelos dificultam ou mesmo impedem a penetração de insetos.
 

A facilidade de parto que as vacas Nelore apresentam e a habilidade materna em proteger os bezerros até o desmame são grandes vantagens da raça. A carcaça do Nelore é muito valorizada no mercado, pois oferece excelente rendimento, tem distribuição homogênea de gordura, e apresenta porte médio, menor proporção de cabeça, vísceras e patas, além da ossatura leve.

Na fazenda Sant’Anna você encontra os melhores reprodutores e sêmens do mercado. Entre em contato e conheça nossa agenda de leilões.