Rancharia

(18) 3265-1329

Produção de carne no Brasil

A produção de carne é dividida em dois sistemas: a pecuária extensiva e a pecuária intensiva. A pecuária extensiva é a mais comum no mercado brasileiro é a criação de gado solto a pasto, em grandes extensões. Entre as principais características da pecuária intensiva estão a inseminação artificial e o confinamento do rebanho.

Importância da criação de gado para o Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de carne e possui o segundo maior rebanho bovino do mundo. A pecuária é o grande destaque do agronegócio no Brasil. A atividade está presente em todos os estados do país e gera muitos empregos em toda a cadeia produtiva, o que evidencia a sua grande importância econômica.

As principais finalidades da criação de gado são a produção de carne, leite e seus derivados.

Produção de gado de corte

A maior parte do gado de corte criado no Brasil é Nelore, que é perfeitamente adaptado ao clima do país e tem pouco tempo de engorda. Além dessa, outras raças também tem ótimo desenvolvimento e rendimento, entre elas estão a Brahman e o Gir Leiteiro. A raça Gir Leiteiro é qualificada como gado de leite e de corte.

Produção de gado de leite

O Brasil é o terceiro maior produtor de leite do mundo e o desafio dos produtores é aumentar essa produção. Para conseguir resultados mais satisfatórios é importante investir na genética bovina, escolher as melhores raças, os melhores reprodutores, oferecer alimentação adequada, e a estrutura do local onde o animal ficará, entre outros cuidados.

O Gir Leiteiro tem uma capacidade muito grande de produção de leite, o que o torna uma preferência nacional.

 

Na Fazenda Sant’Anna você encontra os melhores reprodutores e sêmens de gado de corte e gado leiteiro.