Rancharia

(18) 3265-1329

Produção de Leite

produção de leite é importantíssima para a Pecuária Brasileira. Nos últimos anos, o país vem investindo cada vez mais em Genética Bovina. Porém, a produção não cresce em quantidade pela falta de logística e muitas vezes mecanização do processo.

Gado de Leite é mais criterioso do que o de corte. Isso porque esses exemplares precisam de tratamentos específicos para aumentar a produção. Porém, a produção de leite é segura, pois o leite é necessário para os seres humanos, principalmente os mais novos.

Por que a produção de leite é tão importante para a Pecuária Brasileira?

O Brasil é a terceira potência mundial em produção de leite, ficando atrás somente de Estados Unidos e Índia. Um fator interessante da produção de leite nacional é o fato de manter inúmeros brasileiros no campo, indo contra o famoso êxodo rural.

produção de leite brasileira é diferente de países desenvolvidos, tais como Estados Unidos e Nova Zelândia. Nesses países a produção leiteira é destinada somente a alguns poucos produtores, diferente do Brasil que tem inúmeros brasileiros que trabalham em pequenas propriedades.

Esse fato transforma a produção de leite em um fator social. Porém, o consumo nacional de leite ainda está abaixo da média indicada. Sendo que os brasileiros consomem em média 172 litros por anos, ficando atrás dos 250 que são recomendados.

O interessante do leite é que quanto mais desenvolvido o país é, maior é sua média de consumo. Esse dado é constatado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a entidade, essa estatística não é considerada coincidência pelo fato do leite ser um alimento essencial no desenvolvimento humano. Logo, quanto mais leite, maior a probabilidade de desenvolvimento físico e psicológico.

Como aumentar a produção de leite?

Aumentar a produção de leite é a busca de inúmeros pecuaristas. Mas afinal, como fazer um rebanho ter mais produção? Para o aumento da quantidade, é necessário investir em tratamentos, indo desde onde o animal ficará até sua alimentação.

O local de manejo do gado de leite é essencial. Nada de locais sujos e sem condições de manejo. É necessário investir em locais arejados e com estrutura apta. Outra preocupação no manejo leiteiro é em relação à escolha das raças de gado. Sendo que de nada adianta uma alimentação equilibrada para animais que não tem capacidade genética de produção de leite.

Falando em Genética Bovina. Esse é outro fator para aumentar a produção. Mas para isso, é necessário investir em reprodutores bovinos de qualidade. Outra preocupação em relação à genética é a separação do rebanho que não tem qualidade. É essencial descartar a porcentagem de animais que não se encaixa no alto escalão leiteiro para melhorar a qualidade do rebanho.

Nós da Fazenda Sant’anna colocamos a Genética Bovina como prioridade. Fazemos a seleção dos melhores exemplares de gado de leite.