Rancharia

(18) 3265-1329

Qual a quantidade de volumoso para gado de leite?

É imprescindível que se dê uma atenção especial à alimentação das vacas de leite, pois além de ser um fator determinante para o volume e a qualidade do produto final, também influencia nos custos de manutenção dos animais. Saber qual é a quantidade de volumoso indicada para gado de leite é uma informação que ajuda a evitar desperdícios, a melhorar a qualidade do leite e a otimizar a produção.

A dieta do gado leiteiro conta com um volumoso e uma suplementação feitos com concentrados e sal mineral. A escolha do tipo e da quantidade de cada um desses itens faz a diferença nos resultados que se terá com seu rebanho.

Importância do volumoso para gado de leite

O volumoso é um alimento básico para o gado, fundamental para qualquer tipo de pecuária, mas principalmente para a leiteira. No caso de uma dieta desbalanceada, com excesso ou falta de volumoso, a acidez do leite será alterada.

Isso acontece pois o volumoso incentiva a mastigação e a ruminação, que é responsável pela produção de saliva. Caso o animal produza saliva em pouca quantidade, haverá uma queda no pH. Com base nessa informação, é importante entender a função do volumoso no organismo do animal para avaliar se está oferecendo uma alimentação equilibrada ou precisa fazer ajustes.

O volumoso na alimentação das vacas leiteiras faz o fornecimento de fibras, mas não oferece o aporte energético necessário, por isso usa-se a suplementação concentrada. Há diferentes tipos de alimentos que funcionam como volumoso.

No Brasil, a maior parte do rebanho é criado com base na pecuária extensiva, por isso a necessidade de volumoso é suprida pela forragem de pastagem. Há também a opção de silagens, feno, cana-de-açúcar e polpa cítrica, que são mais usuais em fazendas que investem no confinamento de gado de leite. A escolha ideal vai depender das condições da sua propriedade e a disponibilidade de mão de obra e investimentos.

Quantidade de volumoso para aumentar a produção de leite

A quantidade de volumoso ideal é variável; ela muda conforme as condições do animal, os objetivos da produção e a escolha dos outros itens que fazem parte da dieta bovina. O importante para a criação de gado a pasto é manter as pastagens sempre em boas condições.

Para a pecuária de leite com criação em confinamento é fundamental que a dieta seja feita por um especialista, que indicará as quantidades ideais de cada composto da alimentação bovina.