Rancharia

(18) 3265-1329

Raça de gado de leite

A produção de leite no Brasil é reconhecida pela qualidade e volume. Esta fama só tem a crescer, pois os produtores de leite investem pesado em pesquisas e tecnologia, para ampliar cada vez mais a produção. Entre estes investimentos, podemos citar o melhoramento genético, emprego de técnicas de manejo adequadas e implementação de uma nutrição de qualidade que estimule a produção leiteira

Outra questão que influência diretamente na produção é a escolha da raça de gado de leite. Existem diferentes animais que possuem particularidades e cada uma delas deve ser analisada e aproveitada pelo criador para a otimizar a sua atividade. No caso da pecuária leiteira, é importante que escolha uma raça de gado de leite que seja reconhecida pela sua capacidade de produção.

Durante a sua pesquisa sobre raças leiteiras, você também deve considerar a capacidade de adequação deste animal às condições ambientais da região em que serão criadas. Algumas raças como as zebuínas, se adaptam melhor a climas tropicais como o do Brasil e apresentam melhores resultados.

Gado gir leiteiro

A raça de gado gir leiteiro é uma zebuína que alcança altos índices produtivos em clima tropical que costuma ser úmido e quente. Entre as características destes animais está a pelagem avermelhada e branca, porte médio e corpo comprido.

Além dos excelentes resultados na produção de leite, o gado gir também apresenta boa performance na pecuária de corte.

Importância do melhoramento genético

Para garantir a produção de leite de qualidade e em altos volumes, a questão genética deve ser considerada. É importante que se invista em técnicas para melhorar a genética do rebanho e ter cada vez mais animais com pureza racial.