Rancharia

(18) 3265-1329

Raças bovinas mais produtivas na pecuária de corte

A criação de gado é uma atividade que busca a máxima eficiência das raças, e para isso o produtor está sempre em busca das raças bovinas mais produtivas. Contudo, é fundamental estar atento a questões como a adaptabilidade da raça ao tipo de pecuária desenvolvida, clima da região, balanceamento da alimentação, manejo sanitário e qualidade racial.

Muitas vezes acontece do criador escolher a melhor raça para o tipo de criação que desenvolve, mas o gado não é resultado de um processo de melhoramento genético e, consequentemente, não atende às expectativas de rendimento. Por isso, o conjunto de boas práticas de aprimoramento genético e aplicação de técnicas de manejo adequado ao objetivo da fazenda faz toda a diferença na produtividade.

Mesmo em animais com alto padrão racial, existem algumas raças que apresentam melhores resultados que outras em determinados tipos de pecuária. Sendo assim, ao pensar na produtividade do rebanho, procure saber qual a melhor raça bovina para produção de leite e qual a melhor raça bovina para produção de carne. Também é importante que saiba quais as exigências desse gado para adaptação ao clima e condições de criação da sua fazenda.

Qual a raça bovina mais produtiva para pecuária de corte

A produção de carne no Brasil ocupa um espaço importante na economia brasileira por apresentar alta qualidade e volume, e isso se deve ao excelente desempenho do gado Nelore. Trata-se de uma raça zebuína de origem indiana que se adaptou muito bem ao clima tropical brasileiro e hoje representa a maior parte do rebanho nacional.

Além da adaptabilidade às condições climáticas, esses animais apresentam bons resultados tanto na pecuária intensiva quanto extensiva. Dessa forma, o produtor pode investir na raça e adequar o sistema de criação ao que se encaixa melhor a sua necessidade.

Em geral, com a aplicação de técnicas de manejo corretas, os animais apresentam os resultados mais rapidamente na pecuária intensiva, que é uma boa opção para quem quer desenvolver a criação de gado e dispõe de uma pequena propriedade. Entretanto, esse tipo de sistema exige um investimento maior e, por isso, o extensivo ainda ocupa a maior fatia do rebanho.

Qual a raça bovina mais produtiva para pecuária de leite

Quando falamos em produção de leite no Brasil, a raça Gir Leiteira é destacada como uma das que apresentam melhores índices de produtividade. Além do volume, esses animais são responsáveis por um produto de alta qualidade que é bastante valorizado pela indústria.

Para aproveitar todo o potencial da raça Gir, é fundamental investir em um manejo adequado com alimentação de acordo com as necessidades do animal e objetivo da criação. Além do ótimo desempenho na pecuária leiteira, esses animais também são reconhecidos pela carcaça superior, que rende bons resultados na produção de carne.