Rancharia

(18) 3265-1329

Raças de bovinos de corte

As raças de bovinos de corte são aquelas que apresentam maior potencial para a produção de carne. Esta capacidade produtiva está ligada a precocidade do animal e facilidade de ganho de peso. Questões genéticas da raça ajudam no desenvolvimento de uma carcaça voltada à pecuária de corte, mas é importante lembrar que o manejo de gado deve ser adequado ao que se pretende com a cultura.

A escolha de raças de bovinos de corte que se ajustem às condições climáticas da sua região e do tipo de manejo que adota na sua fazenda de gado. As raças zebuínas são conhecidas pela alta produtividade de carne e por se adaptarem bem ao clima tropical brasileiro e por isso, é bastante encontrada em território nacional. Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são cerca de 209 milhões de animais, sendo que destes, 80 % do rebanho é formado por raças zebuínas.

Raças de bovinos de corte da Fazenda Sant’Anna

O rebanho de gado da Fazenda Sant’Anna conta com bovinos de corte da raça nelore, brahman e gir. Este último é mais conhecido pela produção de leite, mas também possuem potencial para a pecuária de corte. O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo, tendo o segundo maior rebanho de animais e esta produção tem grande representação na economia nacional. Este sucesso, se deve a investimentos no manejo de animais, melhoramento genético e alimentação de qualidade.

O destaque das raças de bovinos com grande representatividade para produção de carne fica por conta do gado nelore e brahman.

Raça de bovinos nelore

O gado nelore ocupa 90% do total de animais das raças zebuínas em território nacional, este dado demonstra o peso dessa raça no rebanho brasileiro e isso acontece pois, trata-se de um animal com características propícias para a pecuária de corte.

Os resultados são rápidos para o ganho de peso e este é um dos principais fatores que levaram ao crescimento do rebanho voltado a produção de carne. Além disso, os produtos produzidos são de primeira qualidade e agradam ao mercado internacional, o que facilita a exportação.

O aumento do peso da raça nelore pode se dar de forma mais acelerada no caso de manejo em sistema intensivo. Este tipo de tratamento do gado acontece em regime de confinamento em que que os animais são criados com mais controle sobre sua nutrição.