Rancharia

(18) 3265-1329

Raças de Gado

rebanho brasileiro é o maior do mundo, e dentro desse contexto, existem as mais diversas raças de gado, entre elas as provindas de cruzamentos inter-raciais e as feitas a partir de cruzamento industrial. Ambas com o intuito de melhoria genéticapara produção, que em alguns casos são para gado de corte e em outros são para gado de leite.
Existem as mais diversas raças de gado no cenário nacional, entre elas, a Gir-LeiteiroBrahmanNelore, Holandesa, dentre outras. A mais presente é a nelore, que ocupa uma porcentagem maior que 85% no rebanho brasileiro.

Gado Nelore

Gado Nelore é vindo da Índia, e desde que desembarcou em terras tupiniquins mostrou grande desempenho e adaptação ao clima tropical do Brasil. Essa raça é responsável por cerca de 85% do rebanho nacional, que é um numero muito grande e ajuda o Brasil a ser um grande protagonista no mercado de gado mundial.
O ganho de peso dessa categoria é bem melhor que o das outras raças de gado, o que o transforma na raça preferida por pecuaristas nacionais. Por ser considerado um exímio gado de corte, a raça nelore tem como principal característica, o pouco tempo para chegar ao peso ideal de abate. Geralmente, a idade para uma raça de nelore ser abatida é dos 18 meses até os 4 anos. A partir do quinto ano, a carne vai perdendo o valor.

Gado Brahman

Gado Brahman é uma raça de gado originária do cruzamento de quatro importantes raças, que são: Gir, Nelore, Guzerá e Krishna Valley. Essa raça foi procriada no final do século XIX em terras estadunidenses. 
A principal característica do gado Brahman, se dá por sua fácil adaptação a qualquer clima, ambiente e alimentação, além de ter um ganho de peso considerável, o que o transformou em um bom gado de corte.
Essa raça de gado chegou ao Brasil em 1994, nesse período foi feito um tratamento especial para com essa categoria de gado, além de um trabalho  complexo e bem estruturado para conseguir  adequar a raça aos modelos brasileiros. Outra informação interessante dessa raça de gado, é que ela tem um dorso, lombo e garupa bem volumosos, justamente na parte das carnes nobres.

Gado Gir-Leiteiro

Gado Gir-Leiteiro é marcado por poder ser tanto gado de leite, quanto gado de corte. A raça é resultado de uma seleção altamente complexa, feita a partir da união de algumas raças, essa seleção foi efetuada nos estados da Paraíba e Minas Gerais.
Geralmente, a raça é criada a partir do cruzamento da raça Gir que tem um gene qualificado para gado de corte com a raça holandesa, que é eximia em produção de leite.

Gado Holandês

Gado Holandês é considerado a raça de gado com melhor desempenho leiteiro, alguns exemplares chegam a uma produção assustadora de 30 litros diários, porém, para isso é necessário um tratamento ideal, com visitas ao veterinário e cuidados com o local que o animal ficará.
Apesar da alta produtividade, o gado holandês é extremamente frágil a doenças infecciosas, por isso é necessário um tratamento em alta qualidade. Uma dica para um trato ideal é o confinamento de gado, que consiste em um tratamento especifico para cada animal.

Como aumentar a produção do seu gado?

Para melhorar a produção de gado, é necessário investir pesado no tratamento do seu rebanho. É crucial consultar um veterinário sempre que for fazer alguma mudança na alimentação dos bovinos, além de ser importante manter investir em minerais, silagens e afins.
confinamento de gado é a melhor forma para seu rebanho aperfeiçoar o desempenho de forma exponencial. Porém, para que essa forma de tratamento tenha resultado verdadeiro, você deve higienizar o local, estudar a melhor alimentação para cada tipo de gado e vacinar seu rebanho sempre.
É crucial você fazer a troca do seu rebanho, seja gado de corte ou gado de leite, para que a produção da sua propriedade aumente. Porque os bovinos, assim como outras espécies, diminuem a produtividade com o passar dos anos.