Rancharia

(18) 3265-1329

Raças zebuínas no Brasil

As raças zebuínas são originária da Índia e têm um desenvolvimento mais acelerado em regiões de clima tropical. Este fator fez com que este gado fosse amplamente difundido pelo território nacional e criados principalmente para a pecuária de corte e produção de leite. O boi zebu é caracterizado pela presença de um cupim e no Brasil, eles podem ser divididos em duas categorias conforme a sua procedência: POI e PO.

Gado POI: são animais de origem importado, descendentes de macho e fêmea importados da Índia.

Gado PO: são animais puros de origem, descendentes de machos zebuínos importados e cruzados com fêmeas taurinas que são de origem européia.

O Brasil é visto como um grande criador de raças zebuínas, principalmente as voltadas à pecuária de corte. Para esta atividade que tem o ganho de peso rápido como objetivo, as raças mais adotadas são: gado nelore e gado brahman. Para atingir os resultados esperados, é importante investir em melhoramento genético, manejo reprodutivo, sanitário e nutricional. Este último item é importantíssimo quando falamos em gado de corte.

Raças zebuínas para pecuária de corte

As raças zebuínas para a pecuária de corte no Brasil são o nelore e brahman que apresentam ótima adaptação ao clima tropical, precocidade no manejo reprodutivo e rápida resposta no ganho de peso. A produção destes animais além de ser em grande volume também possui uma qualidade que é reconhecida em todo o mundo.

Entre todas as raças zebuínas, o gado nelore é o mais presente no Brasil, ocupando cerca de 85% do rebanho nacional e 44% dos sêmen vendido são de nelores. Vale ressaltar que o Brasil possui o segundo maior rebanho bovino do mundo e é um grande exportador de carne.

A raça brahman é jovem no país, pois as primeiras cabeças importadas dos Estados Unidos com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 1994. Além se adaptar facilmente ao clima tropical, esta raça possui boa morfologia para a produção de carne, entre as características que acentuam este potencial, está a boa capacidade respiratória e digestiva.

Comprar raças zebuínas para produção de carne

O aprimoramento das características genéticas da raça está diretamente ligado ao aumento produtivo. Um dos segredos do melhoramento genético está no investimento em reprodutores de qualidade para elevar genética animal do rebanho. Na Fazenda Sant’Anna, os bovinos são certificados pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) o que garante a qualidade racial dos animais. Acompanhe a nossa agenda leilões aqui