Rancharia

(18) 3265-1329

Reprodução animal: a importância da pureza racial

A pureza racial está ligada ao potencial de desenvolvimento das melhores qualidades da raça. Sendo assim, os reprodutores com pureza racial apurada possuem maior potencial de transmissão das melhores características da raça.

O melhoramento genético se destaca como uma necessidade e para isso um ponto essencial é investir em touros com genética pura, ou seja, que tenha raízes mais próximas de sua origem. As raças mais presentes em nosso país e que apresentam melhores resultados, são as zebuínas, originárias da Índia. Entre estas raças estão: nelore, gir e brahman.

Estas raças se adaptam melhor às condições da pecuária tropical, apresentando altos índices de desenvolvimento e produtividade. Mas, é claro que aliado a boa aceitação da raça ao clima, é imprescindível que se invista em um manejo adequado, com atenção às condições nutricionais e cuidados com o processo de reprodução.

Para que a reprodução animal aconteça de forma otimizada, o rebanho todo deve passar por melhoramento genético, sendo aliado à seleção das melhores matrizes e de um touro reprodutor com pureza racial. Quanto mais atenção ao processo de reprodução, mais rápido acontecerá o aperfeiçoamento do rebanho e consequentemente, elevação da lucratividade da fazenda.

A pureza da raça está ligada às características morfológicas aparentes do animal, mas também ao seu potencial como bom reprodutor, por isso, investir em animais puros é uma boa estratégia para criadores que buscam ampliar o rebanho tendo como base o melhor que a raça pode oferecer.